Maiores empresas de mídia do mundo. Foto: Freepik |
A produção e distribuição de informação e entretenimento é controlada por grupos econômicos gigantescos. Conheça as maiores empresas de mídia do mundo.
Você já ouviu falar do quarto poder? A mídia é
considerada por muitos o bem empresarial mais precioso do mundo. E nada mostra
melhor a força da mídia do que os números das corporações que produzem e
distribuem informação e entretenimento. Os grupos que nos trazem as notícias de
como vai o mundo são os mesmos que nos oferecem serviços de entretenimento,
serviços cuja demanda aumentou drasticamente nos últimos anos.
Para perceber a força da mídia temos então de
ver esses grupos empresariais que juntam canais de tv, rádios, jornais e sites
de notícias a empresas produtoras de conteúdos e empresas distribuidoras desses
conteúdos. Grupos empresariais que são “players” gigantes no cenário global,
multinacionais que buscam alargar seu leque de produtos a mercados que nem nos
lembramos que existem. E a mídia se transforma assim num serviço indispensável
para as sociedades modernas.
O poder da informação é imensurável. Alguns o
consideram o bem empresarial mais precioso do mundo, uma ideia que nos permite
perceber sua força, bem como a força da mídia e, em particular, os grupos que
os controlam. Com a disseminação de dispositivos móveis, tem aumentado o poder
das empresas de mídia, que vêm crescendo a cada ano que passa e fortalecendo
sua posição nos mercados onde atuam.
São empresas gigantescas que operam em
diferentes áreas (produção de conteúdo, entretenimento, entre muitos outros
serviços cuja demanda aumentou drasticamente nos últimos anos). Essas
multinacionais vêm alargando seu leque de produtos, alcançando cada vez mais
pessoas em todo o mundo, prestando serviços que se tornaram indispensáveis para
as sociedades modernas.
Qualquer pessoa em uma sociedade desenvolvida
quer experimentar novos produtos, novas formas de entretenimento, seja
assistindo a um filme ou um seriado, seguindo um canal de informações,
acessando um site de notícias ou se divertindo em uma casa de apostas, um cassino online
ou outro espaço de entretenimento na internet. As maiores empresas de mídia do
mundo fornecem os serviços necessários, desde informação, filmes, séries, até a
base de tudo isso: a Internet.
É impossível que o usuário esteja desconectado
da informação e essas grandes empresas de mídia, assim, garantem o melhor dos
dois mundos: oferecem uma série de produtos altamente procurados e garantem
suas próprias bases de sustentabilidade e crescimento.
A mídia é uma indústria cada vez mais
poderosa. O que acontece? Como em qualquer indústria, toda a empresa quer ser a
maior. É preciso ser a que tem mais clientes, é preciso ser a primeira a chegar
a um mercado novo, é preciso ser a mais falada. A concorrência é feroz e para
sobreviver é preciso ser a maior de todas.
Mas quais são, afinal, as maiores companhias de mídia do mundo? O ranking Global 2000 da revista Forbes, que lista as 2000 maiores empresas do mundo, permite responder essa pergunta. A Forbes analisa vários critérios para determinar a dimensão de uma empresa: seus lucros, suas vendas, seus ativos e o valor de mercado. E esses são os resultados.
Disney ocupa quinto lugar
Começou como uma empresa de animação, mas
alargou seus horizontes, adquirindo diferentes marcas de informação e
entretenimento (como a ABC, Pixar, Marvel, entre muitas outras). A Disney é uma
gigante no mundo do cinema, mas também é uma forte operadora no campo da mídia.
Aqui no Brasil tem a Rádio Disney 91.3,
por exemplo
- 352ª maior empresa do mundo, 5ª no setor dos mídia
- Valorização de mercado em 2021: 339,9 bilhões de dólares
ViacomCBS na quarta colocação
ViacomCBS é um conglomerado multinacional de
comunicações com sede em Nova York, Estados Unidos, que reúne a Viacom (dona
dos principais canais de mídia ao redor do mundo) e a CBS (uma estação mundial
de exploração de séries). O grupo opera principalmente nos Estados Unidos e no
Reino Unido, mas também no Oriente Médio e na África. A ViacomCBS, que ainda
possui centenas de estações de rádio nos Estados Unidos, é a 285ª maior empresa
do mundo, ocupando o quarto lugar em grupos de mídia.
- 285ª maior empresa do mundo, 4ª no setor dos mídia
- Valorização de mercado em 2021: 25,4 bilhões de dólares
Netflix no terceiro posto
A Netflix, que foi lançada como a primeira loja de aluguel de DVD por correio, é atualmente uma provedora global de streaming de filmes e séries de televisão. Evoluiu, no entanto, para sua própria produção de conteúdo, com grande sucesso, e se juntou aos gigantes. Mas não só se junta aos grandes, a Netflix também faz parceria com alguns deles e continua crescendo. De acordo com a Forbes, a Netflix é hoje a 219ª maior empresa do mundo.
- 219ª maior empresa do mundo, 3ª no setor dos mídia
- Valorização de mercado: 242,1 bilhões de dólares
Charter Communications é a segunda maior do mundo
A estadunidense Charter Communications é uma megaempresa de telecomunicações dedicada a serviços de tv a cabo, internet de alta velocidade e telefonia, detendo milhões de clientes apenas nessas áreas. Possui marcas gigantes como Warner Bros., HBO e Turner e ainda atua nos mercados de produção de vídeo e fornece serviços de armazenamento de dados. E, de acordo com a Forbes, está entre as 100 maiores empresas do mundo: em 2021, foi a 90ª maior do mundo.
- 90ª maior empresa do mundo, 2ª no setor dos mídia
- Valorização de mercado: 124,8 bilhões de dólares
O gigante Comcast lidera nos mídia em 2021
A Comcast Corporation nasceu na década de 1960 na Filadélfia, Estados Unidos, onde mantém sua sede. É um grupo de telecomunicações, atuando em radiodifusão, tv a cabo, entretenimento, mas também como um provedor de internet. A Comcast possui redes de televisão como SKY, Telemundo, CNBC e NBC, bem como a produtora Dreamworks. E está associada à AT&T, que opera em sistemas de rede de tv paga. Esta é, de acordo com a Forbes, a 25ª maior empresa do mundo.
- 25ª maior empresa do mundo, 1ª no setor de mídia
- Valorização de mercado: 252,4 bilhões de dólares
Além desses cinco megagrupos dos mídia na
lista de maiores empresas elaborada pela Forbes, destaque ainda para outras que
estão fora desse top-10, mas que têm uma dimensão assinalável. Por exemplo, o
grupo Discovery, rede de televisão com 14 canais e que marca presença em 220
países, detendo 48 marcas.
O sul-africano Naspers, o único grupo de mídia
do top-10 que não foi fundado nos Estados Unidos, mas que tem investimento
chinês, ocupa sétima posição e detém marcas como o WeChat, o jogo League of
Legends e ainda a maior editora da África do Sul, a Media24.
A maior parte dos leitores não conhece o sexto
colocado e que fica muito perto da lista dos cinco maiores grupos de mídia do
mundo: a Dish Network Corporation. Opera no mercado televisivo por assinatura
dos Estados Unidos e do México e ainda detém o que resta da falida Blockbuster.
Os Estados Unidos são, aliás, o país mais
poderoso na área de mídia em todo o mundo. É em solo estadunidense que estão
sediadas nove das 10 maiores empresas do mundo. A Naspers é a exceção a essa
regra e mostra como também a gigante China está atenta ao poder da informação e
começa a investir forte na indústria da mídia.
0 Comentários