Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal. Foto: Agência Senado, com adaptações Redecol Brasil. |
Atualização: No dia 05 de janeiro de 2023 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás, a Lei que cria oficialmente a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal, saiba mais clicando aqui.
Cristalina e mais onze municípios goianos constam na proposta de criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME).
O Governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na última sexta-feira (04/11/2022), o projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME), composta de doze municípios goianos limítrofes a Brasília.
O texto, redigido pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), prevê a cooperação interfederativa entre os governos de Goiás, do Distrito Federal e da União, com objetivo de buscar soluções definitivas a problemas históricos que afetam a região, como transporte coletivo, saúde, saneamento, destinação de resíduos sólidos, dentre outros.
A criação da RME contempla ainda a instituição do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano do Entorno do Distrito Federal (Coderme), com Câmaras Temáticas que vão se dedicar à discussão, proposição de soluções e implementação de ações que visem à melhoria comum dos municípios contemplados.
O projeto de lei foi redigido após reuniões
promovidas pelo secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, junto a
representantes dos municípios por meio da Associação dos Municípios Adjacentes
a Brasília (Amab); do Governo do Distrito Federal; do Ministério Público de
Goiás, do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT). Também foi promovida audiência pública,
coordenada pelo procurador setorial da SGG, Rafael Borges, esclarecendo
detalhes sobre a criação da região metropolitana.
“Por determinação do governador Ronaldo Caiado, estamos enfrentando de frente problemas históricos que se mostram como entraves para o desenvolvimento de algumas regiões do estado. E a região do Entorno do Distrito Federal sofre há décadas com a falta de um olhar mais estratégico e humano para os problemas comuns como transporte coletivo, saneamento, gestão de recursos sólidos, saúde”, destaca Adriano da Rocha Lima.
Com a aprovação na Assembleia Legislativa e sanção do governador Ronaldo Caiado, o projeto vai permitir a promoção de avanços na primeira área prioritária: o transporte coletivo intermunicipal na região.
Quais municípios farão parte da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal
Abaixo segue os municípios que estão elencados na RME com suas respectivas populações conforme estimativa populacional do IBGE para o ano de 2021:
- Águas Lindas de Goiás (222.850 habitantes)
- Alexânia (28.360 habitantes)
- Cidade Ocidental (74.370 habitantes)
- Cocalzinho de Goiás (20.771 habitantes)
- Cristalina (61.385 habitantes)
- Formosa (125.705 habitantes)
- Luziânia (214.645 habitantes)
- Novo Gama (119.649 habitantes)
- Padre Bernardo (35.011 habitantes)
- Planaltina de Goiás (117.852 habitantes)
- Santo Antônio do Descoberto (76.871 habitantes)
- Valparaíso de Goiás (175.720 habitantes).
0 Comentários