Vídeos e monetização são prioridades para o Instagram em 2022, segundo o CEO do aplicativo. Foto: Freepik |
Vídeos e monetização são prioridades para o Instagram em 2022, segundo o CEO do aplicativo, Adam Mosseri. Os recursos direcionados a ganhar dinheiro na rede social têm sido ampliados gradualmente e, ao longo desse processo de mudanças, passa a ser possível obter renda com o Reels.
Adam Mosseri publicou um vídeo em seu Twitter,
esclarecendo que o aplicativo terá quatro prioridades ao longo do ano:
monetização de conteúdo, transparência, vídeos e mensagens. O foco da entrega
de conteúdo continua a ser por mídia audiovisual e não mais por fotos, para
proporcionar imersão aos usuários e acompanhar a tendência do ambiente
virtual.
O formato Reels é um dos mais consumidos no aplicativo
e, desde o segundo semestre de 2021, é possível gravar materiais mais longos. A
ideia é concorrer com o vizinho TikTok. O intuito das transformações do Reels é
oferecer espaço para que criadores de conteúdo desenvolvam a criatividade e
alcancem mais pessoas.
Monetização do Reels
Segundo o Instagram Business, 60% dos usuários buscam
novos produtos por meio do aplicativo e 90% deles são seguidores de alguma
marca. Os dados também mostram que a plataforma é muito utilizada por empresas
que buscam conquistar novos clientes e desenvolver um relacionamento com o
público.
Sendo assim, o Instagram passa a ser ambiente propício
para que as pessoas que desejam divulgar negócios em seus perfis encontrem uma
fonte de renda. A partir do sucesso dos influenciadores digitais, as marcas
perceberam que usuários comuns também podem alcançar resultados significativos
ao anunciar seus produtos e serviços.
Em meio a esse cenário, a fala de Mosseri anuncia
investimentos e melhorias no compartilhamento de vídeos do Instagram,
principalmente no Reels. O CEO ressaltou que novos recursos estão sendo disponibilizados
para que criadores monetizem o seu conteúdo. Além disso, a área de mensagens
também passa por melhorias para "garantir transparência por parte dos
desenvolvedores".
Pagamentos por visualizações
Os pagamentos do Instagram pelas visualizações de Reels
passaram por uma fase de testes nos Estados Unidos. Exemplo disso foi o
programa Reels Play, em que influenciadores eram remunerados quando os seus
vídeos atingiam números expressivos de visualizações e engajamento.
Agora, o recurso de monetização do Reels está
disponível também no Brasil. As contas brasileiras podem ganhar até US$ 800
dólares com os vídeos. A função aparece como "Bônus" na aba das
"Ferramentas", e o valor varia de acordo com as visualizações.
Ao clicar no botão, o usuário é direcionado para uma
barra de progresso do bônus. A própria ferramenta recomenda: "crie mais
vídeos do Reels para atingir o bônus máximo". A explicação diz que as
primeiras reproduções podem gerar mais ganhos, o que ajudaria a garantir bons resultados
para todos, até mesmo aos iniciantes.
Segundo o Instagram, quanto mais visualizações um vídeo
tiver, mais dinheiro o seu criador irá receber.
IGTV segue passos do Youtube
Outro formato de vídeo do Instagram remunerado é o
IGTV. Os conteúdos da ferramenta podem ser monetizados por meio de anúncios. A
partir das visualizações de determinada peça publicitária em um vídeo longo, o
aplicativo faz o repasse de 55% da receita alcançada ao influencer.
O Youtube, que inspira mudanças nas políticas de vídeos
do Instagram, faz a remuneração de criadores de conteúdo de maneira semelhante,
por meio do Adsense.
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