Desfile em honra ao Divino Espírito Santo. Divulgação Prefeitura de Cristalina. |
Mesmo em época de pandemia, no último domingo (16/05), os fiéis não deixaram de realizar o tradicional desfile da Festa do Divino Espírito Santo em Cristalina. Promovida pela igreja católica há 74 anos, o evento é considerado um dos maiores encontros de folias do Estado de Goiás. As festividades se encerram no próximo dia 23 de maio.
A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo, realizada em Cristalina desde 1947, aconteceu em plena pandemia este ano, sem o tradicional giro das folias, que ocorre nas semanas que antecedem o tradicional desfile, que também não foi realizado por causa das precauções tomadas para conter o coronavírus.
Porém, mesmo com as restrições impostas pela situação pandêmica, os devotos deixaram a fé falar mais alto e se organizaram diante da realidade momentânea. Assim, o desfile realizado ontem, 16, contou somente com a participação dos imperadores João Flávio Justiniano de Oliveira e Joiciane Dornelas Faustino, montados a cavalo, os padres Flávio Soares e Guilherme Moreira, sobre uma charrete, e os guias das folias acompanhando o trajeto a pé.
Antes do cortejo, contudo, houve uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, após a qual os fiéis fizeram o trajeto até à Igreja São Sebastião, passando por várias ruas e avenidas que tinham dezenas de casas adornadas com imagens e bandeiras do Divino colocadas nas respectivas portas.
Ao chegarem na mais antiga igreja da cidade, onde estavam o prefeito e o vice-prefeito, houve o emocionante encontro das bandeiras e os padres proferiram a benção para um reduzido número de fiéis, se comparado a anos anteriores.
O encerramento da septuagenária festa religiosa (e cultural) será no próximo domingo, 23, Dia de Pentecostes, com a presença do bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina/Edição: Redecol Brasil
0 Comentários