BR-050 entre Cristalina e Catalão. |
Após sete anos de concessão, o trecho goiano da rodovia federal BR-050 que liga Cristalina ao Triângulo Mineiro e São Paulo, foi quase todo duplicado. Nesse período, foram investidos mais de R$ 2 bilhões na melhoria da mobilidade e segurança viária.
Aniversários são sempre motivos para comemorar. Por isso, a Eco050 começa 2021 em clima de celebração. É que, neste 8 de janeiro, são completados 7 anos da concessão da BR-050, na interligação de 436,6 km entre Cristalina-GO e Delta-MG. E as razões para festejar são grandes.
Apenas no último ano, por exemplo, foram investidos mais de R$ 196,1 milhões em obras de duplicação e revitalização da pista, instalação de dispositivos de segurança, sinalização e outras frentes de serviço voltadas para o que há de melhor em segurança e trafegabilidade na rodovia.
MAIS DE R$ 2 BILHÕES SERÃO INVESTIDOS
A previsão é que, até o fim do contrato, mais de R$ 2 bilhões sejam investidos. Desse montante, mais de R$ 500 milhões serão destinados a obras de ampliação, enquanto R$ 1,4 bilhão vai para manutenção e conservação da pista.
SOCORRO MÉDICO E MECÂNICO 24H
A qualquer hora, em todos os dias da semana. Assim trabalham as equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da Eco050, que estão de prontidão para garantir o apoio ao motorista ao longo de todos os 436,6 km de concessão. Para acioná-las, basta ligar 0800 940 0700.
MAIS DE 690 MIL ATENDIMENTOS GRATUITOS
Desde julho de 2014, quando o SAU entrou em operação na BR-050, foram mais de 691 mil atendimentos prestados na rodovia. Para isso, a concessionária conta com 97 colaboradores e uma frota composta por 9 guinchos leves, 10 viaturas de inspeção de tráfego, 4 guinchos superpesados, 9 ambulâncias, 3 caminhões de combate a incêndio e 3 caminhões de apreensão de animais. Veja os números abaixo:
- Inspeção de tráfego = 315.808 atendimentos em panes mecânicas e elétricas, troca de pneus e limpeza de via;
- Guinchos leves = 75.927 remoções de veículos;
- Ligações 0800 = 70.618 atendimentos em informação e orientação;
- Ambulâncias = 19.798 atendimentos e remoções hospitalares;
- Guinchos pesados = 18.962 remoções de veículos;
- Caminhões-pipa = 4.886 combates a focos de incêndio;
- Caminhões-boiadeiro = 1.650 apreensões e remoções de animais;
- Outros atendimentos* = 183.576;
- *Socorros mecânicos prestados por veículos da frota que não são as viaturas de inspeção.
OBRAS DE DUPLICAÇÃO 91% CONCLUÍDAS
No último ano, a Eco050 chegou a 91% de conclusão das obras de duplicação do trecho goiano da BR-050. Dos 218,5 km entre Cristalina e a divisa com Minas Gerais, 199 km já estão em pista dupla, o que traz melhores condições de viagem aos usuários. Em 7 anos de concessão, foram investidos R$ 793 milhões e gerados mais de 5 mil empregos nessas frentes de serviço.
Em 2021, a concessionária dará prosseguimento na duplicação dos 20 km restantes. A previsão é que cerca de 4,8 km sejam entregues em meados do segundo semestre. Além das novas pistas, os trabalhos no trecho incluem a construção e entrega de um viaduto, de dois novos dispositivos de retorno, e de duas pontes, incluído a Wagner Estelita Campos, na divisa entre Minas e Goiás, cuja obra de duplicação está a pleno vapor.
Obras a serem executadas em 2021 no trecho da BR-050 que corta o estado de Goiás:
- Duplicação entre o km 309+400 e o km 314+200, em Cumari;
- Ponte no km 314;
- Ponte no km 310+900;
- Viaduto no km 311+660;
- Recuperação do pavimento;
- Reforço e alargamento de 9 Obras de Arte Especiais (pontes, viadutos e passarelas);
- Duplicação entre o km 95+700 ao km 99+440, em Cristalina.
MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO CONSTANTES
Equipes da Eco050 também trabalham diariamente em obras que incluem a manutenção da via, a restauração de estruturas viárias como pontes e viadutos, além da sinalização e a instalação de dispositivos de segurança.
Em Minas Gerais, onde o trecho sob administração da Eco050 está 100% duplicado, a concessionária iniciou uma série de obras de revitalização do pavimento. A primeira fase dos trabalhos inclui 92 km, nos municípios de Delta, Uberaba e Uberlândia.
RETORNO AOS MUNICÍPIOS
E os benefícios trazidos pela concessão não se resumem apenas às melhorias viárias e aos atendimentos aos usuários. As prefeituras das cidades lindeiras também aumentam suas arrecadações com a atividade na rodovia.
Em 7 anos de concessão, os 9 municípios ao longo do trecho concessionado arrecadaram mais de R$ 53,2 milhões referentes ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido sobre a receita do pedágio.
0 Comentários