Via BR-050. Créditos: MGO Rodovias. |
Cinco praças de pedágio entram em operação na semana de 12 a 18 de
abril. Tarifas básicas variam de R$ 3,10 a R$ 5,20. Praça Ipameri (GO) ainda
não tem data para início de cobrança.
INÍCIO DE COBRANÇA DE PEDÁGIO
Pedágios
BR-050
|
Praça
Araguari 1
(MG)
Km 13+730
|
Praça
Uberlândia
(MG)
Km 104+900
|
Praça
Araguari 2
(MG)
Km 51+475
|
Praça
Campo Alegre
(GO)
km 226+000
|
Praça
Delta (MG)
Km 198+060
|
|
Data/Hora
|
12 de abril
A partir de
0h00
|
12 de abril
A partir de
0h00
|
14 de abril
A partir de
0h00
|
16 de abril
A partir de
0h00
|
18 de abril
A partir de
0h00
|
TARIFAS DE PEDÁGIO POR CATEGORIA DE VEÍCULO
Categoria
|
Tipo de Veículo
|
Eixos
|
Praça
Campo Alegre (GO)
km 226+000
|
Praça
Araguari 1 (MG)
Km 13+730
|
Praça
Araguari 2 (MG)
Km 51+475
|
Praça
Uberlândia (MG)
Km 104+900
|
Praça
Delta (MG)
Km 198+060
|
1
|
Automóvel, caminhonete e
furgão |
2
|
5,20
|
3,90
|
3,00
|
4,30
|
3,10
|
2
|
Caminhão leve, ônibus,
caminhão-trator e furgão |
2
|
10,40
|
7,80
|
6,00
|
8,60
|
6,20
|
3
|
Automóvel e caminhonete com semirreboque
|
3
|
7,80
|
5,85
|
7,50
|
6,45
|
4,65
|
4
|
Caminhão, caminhão-trator,
caminhão trator com semirreboque
e ônibus
|
3
|
15,60
|
11,70
|
9,00
|
12,90
|
9,30
|
5
|
Automóvel e
caminhonete com reboque |
4
|
10,40
|
7,80
|
6,00
|
8,60
|
6,20
|
6
|
Caminhão com reboque,
caminhão-trator com
semirreboque
|
4
|
20,80
|
15,60
|
12,00
|
17,20
|
12,40
|
7
|
Caminhão com reboque,
caminhão-trator com
semirreboque
|
5
|
26,00
|
19,50
|
15,00
|
21,50
|
15,50
|
8
|
Caminhão com reboque,
caminhão-trator com
semirreboque
|
6
|
31,20
|
23,40
|
18,00
|
25,80
|
18,60
|
9
|
Motocicletas, motonetas e
bicicletas a motor |
2
|
2,60
|
1,95
|
1,50
|
2,15
|
1,55
|
Obs: Para os veículos
com mais de 6 (seis) eixos, será adotado o valor correspondente a Categoria 1
multiplicado pelo número de eixos do veículo que excederem a 6 (seis) eixos.
Para efeito de contagem do número de eixos do veículo será considerado o número
total de eixos, independentemente de serem suspensos ou não.
Vale ressaltar que a Resolução
Nº 4.652, publicada no Diário Oficial da União hoje, 02 de abril de 2015,
autorizando a cobrança de tarifa nas praças Campo Alegre, Araguari 1, Araguari
2, Uberlândia e Delta, ocorre depois da concessionária atender todos os
pré-requisitos exigidos no contrato de concessão: conclusão dos Trabalhos
Iniciais no Sistema Rodoviário; a implantação de 10% (dez por cento) da
extensão total das obras de duplicação previstas no Programa de Exploração da
Rodovia - PER; a implantação das praças de pedágio; e a entrega do programa de
redução de acidentes e do cadastro do passivo ambiental no trecho concedido.
LOCALIZAÇÃO DAS PRAÇAS DE PEDÁGIO NA BR-050
Praças de Pedágio
|
Estado
|
KM
|
Município
|
Ipameri
|
GO
|
143+985
|
Ipameri
|
Campo Alegre
|
GO
|
226+000
|
Campo Alegre de Goiás
|
Araguari 1
|
MG
|
13+730
|
Araguari
|
Araguari 2
|
MG
|
51+475
|
Araguari
|
Uberlândia
|
MG
|
104+900
|
Uberlândia
|
Delta
|
MG
|
198+060
|
Delta
|
As tarifas básicas de pedágio
de cada praça, valor pago pelo usuário como contraprestação às obras realizadas
e serviços oferecidos na rodovia, foram definidas tendo como base o valor de R$
4,53 para cada 100 quilômetros (ou R$ 0,0453/km) estabelecido na data do edital
de licitação (maio 2012). Esse valor foi atualizado pela variação do IPCA –
Índice de Preços ao Consumidor Ampliado até a data de início da cobrança das
praças, e será corrigido anualmente; conforme estabelece o contrato de
concessão. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do
TCP – Trecho de Cobertura da Praça, também pré-estabelecido no contrato,
considerando o valor da tarifa básica multiplicado pelo TCP de cada praça,
entre outros fatores.
As cinco praças de pedágio serão
operadas por 228 funcionários (agentes de arrecadação), todos contratados nos
municípios e região onde elas estão localizadas.
Investimentos - Em 30 anos de concessão, a MGO Rodovias vai
investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38 bilhões destinam-se a
intervenções estruturais no pavimento e melhorias funcionais e operacionais e
R$ 650 milhões especificamente para ampliação/duplicação da rodovia. Nos 5
primeiros anos serão R$ 1,36 bilhão em investimentos, sendo que em 2014 a
concessionária já investiu R$ 186,5 milhões e neste ano investirá R$ 280
milhões.
Os benefícios aos usuários e
para a economia dos municípios localizados no trecho sob concessão na BR-050 já
puderam ser observados em 2014, primeiro ano de concessão da MGO Rodovias. A
concessionária gerou 1.674 empregos diretos e cerca de 2.500 indiretos nos
municípios. Neste ano, esses municípios também terão uma nova fonte de receita:
a arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de pedágio, que é
proporcional à extensão da área territorial de cada município na BR-050.
Sobre a MGO Rodovias – A Concessionária de Rodovias Minas Gerais
Goiás S.A. assinou contrato de concessão de 30 anos com a ANTT – Agência
Nacional de Transportes Terrestres em 5 de dezembro de 2013 e, a partir de 8 de
janeiro, assumiu a responsabilidade pela administração, recuperação,
conservação, manutenção, ampliação e operação da BR-050 (GO/MG), no trecho
de 436,6 quilômetros que começa no entroncamento com a BR-040, em
Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, no
munícipio de Delta. Em sua extensão, abrange 9 municípios, sendo 5 em Goiás
(Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari) e 4 em Minas
Gerais (Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta).
Fonte: Assessoria de Comunicação da MGO
Rodovias
2 Comentários
Eu já comentei em outro portal da internet e repito aqui: sou a favor da cobrança, desde que o preço seja justo. Nossos governos são incapazes de cuidar da segurança das estradas, obrigando a privatização. Uma pena, mas que seja para o nosso conforto e segurança!
ResponderExcluirConcordo com a tarifa desde que a manutenção das PAs esteja sempre em dia e claro, o valor do pedágio esteja dentro do bom senso, nada de abusos.
ResponderExcluir