A MGO Rodovias –
Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás S.A. completou no dia 8 de
janeiro, um ano de atividades à frente da BR-050, concluindo mais uma etapa dos
Trabalhos Iniciais previstos no Programa de Exploração da Rodovia – PER e no
contrato de concessão de 30 anos, firmado com a Agência Nacional de Transportes
Terrestres – ANTT em 5 de dezembro de 2013.
A concessionária assumiu a
responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, ampliação
e operação da BR-050 (GO/MG) - trecho de 436,6 quilômetros, do entroncamento
com a BR-040, em Cristalina (GO), até a divisa de Minas Gerais com São Paulo,
no município de Delta – em 08/01/2014 e, em seu primeiro ano de concessão,
realizou melhorias significativas na rodovia, proporcionando mais conforto e
segurança aos usuários.
Leia mais:
- Concessionária divulga balanço da Operação Natal e Ano-Novo na BR-050, foram 81 acidentes com uma vítima fatal
- Usuários da BR 050 sob concessão da MGO Rodovias terá apoio especial no Natal e Ano-Novo
- Duplicação da BR-050 em Cristalina e Ipameri - Goiás segue em ritmo acelerado
- Obra de duplicação da BR-050 é iniciada em Cristalina
- A duplicação da BR 050 pode começar por Cristalina - Previsão é de que os serviços iniciem no máximo em quatro meses
- ABR 050 está oficialmente nas mãos da Concessionária MGO Rodovias
Atuando em 7 frentes de trabalho, de Cristalina (GO) a
Delta (MG), na Divisa MG/SP, equipes de conservação, manutenção e sinalização
de 15 empresas a serviço da concessionária, que somam 365 trabalhadores,
executaram:
· Roçada e capina periódica da vegetação em 100%
do trecho sob concessão: o equivalente a 3 milhões e 528 mil metros quadrados
(considerando as áreas adjacentes ao acostamento nos dois lados da rodovia e
canteiro central nos trechos de pista dupla);
· Implantação de 20.000 metros lineares de novas
defensas metálicas;
· Aplicação de 2.286 toneladas de asfalto em
reparos localizados nas pistas e em tapa buracos;
· Pintura de 400 mil m² de faixas de sinalização
no pavimento;
· Instalação de 5.600 m2 de placas de sinalização
vertical (de regulamentação, advertência, educativa, institucional, indicativa
e de obras), equivalente a 7.032 unidades;
· Instalação de 130 quilômetros de cercas
delimitadoras da faixa de domínio da rodovia;
· Colocação de 43.200 metros lineares de
refletivos (elementos de proteção e segurança) em pontes, viadutos, barreiras
New Jersey e defensas metálicas.
· Implantação de 16 mil tachas refletivas no
pavimento;
· Assentamento de 9.000 metros lineares de
meio-fio;
· Limpeza com hidrojateamento de 35 galerias
assoreadas.
Obras de melhorias e ampliação da rodovia
Já as obras de melhorias e ampliação/duplicação da BR-050, previstas nos Trabalhos Iniciais do Programa de Exploração da Rodovia - PER, começaram em junho de 2014 e boa parte delas já foi concluída ou está em fase de conclusão. Em trechos considerados críticos da BR-050, tanto em Goiás quanto em Minas Gerais, para recuperação do pavimento foram executadas as seguintes obras:
· Correção de degraus e desníveis entre a pista e
o acostamento em 240 quilômetros de pista simples equivalente;
· Microfresagem em 100.000 metros quadrados de
pavimento;
Fresagem e recomposição do asfalto (CBUQ) em 90 quilômetros de pista simples equivalente;
Fresagem e recomposição do asfalto (CBUQ) em 90 quilômetros de pista simples equivalente;
· Micropavimento asfáltico de 12 mm e 18 mm em 200
quilômetros de pista simples equivalente.
As chamadas obras de arte especiais (pontes, viadutos. barreiras, etc.) e os sistemas elétricos e de iluminação também receberam melhorias:
·
Pintura de 2.000 metros lineares de
guarda-corpos;
·
Pintura de 6.000 metros lineares de barreiras
New Jersey – que separam as faixas de rolamento em pistas duplas;
·
Implantação de 800 metros de tela antiofuscante
em trecho de pista dupla;
·
Substituição de 400 lâmpadas de vapor de sódio
por luminárias;
Duplicação dos 218 quilômetros da BR-050
A principal obra do contrato: duplicação
de 218,5 quilômetros da BR-050 em Goiás até o final do 5º ano de concessão
(2018) foi iniciada, em junho de 2014, em dois trechos que somam 26,65
quilômetros de extensão. As obras de duplicação nesses trechos estão 81%
concluídas e devem ser finalizadas até o final deste mês, antecipando o prazo
previsto em contrato para a conclusão de 10% trecho total a ser duplicado, que
é junho de 2015.
O trecho do Km 99+400 ao km
110+700 (11,30 quilômetros) – município de Cristalina, está a cargo das
empresas Bandeirantes e Estrutural. Já o trecho do km 119+500 ao km 134,835
(15,35 quilômetros) da BR-050 – Município de Ipameri, está sendo duplicado
pelas empresas Tecsan e Sodeste.
As obras de ampliação
envolvem, até sua conclusão, o trabalho de 210 homens/mês e a utilização de 80
equipamentos diversos/mês, entre caminhões, fresadoras, acabadoras, rolos pneu,
rolos lisos, aplicadores de emulsão, compressores, etc. das quatro empresas
contratadas para a execução.
Bases de Atendimento aos Usuários e Praças de Pedágio
Em seu primeiro ano de administração da BR-050, a MGO também implantou 9 bases
operacionais provisórias de Serviço de Atendimento ao Usuário. Elas foram
construídas dentro de padrões que proporcionam mais conforto aos usuários,
com estacionamento, banheiros, fraldário, água potável, área de descanso,
telefone público, e funcionam 24 horas, todos os dias do ano.
Nos SAUs também ficam
posicionadas as equipes e viaturas do Serviço de Atendimento ao Usuário, que
são acionadas por sistema de rádio pelo Centro de Controle Operacional da MGO e
se deslocam para atender rapidamente os usuários em situação de
emergência na rodovia.
Confira a localização das 9
bases!
SAUs – Serviço de Atendimento ao Usuário
|
Localização
|
Sentido
|
Município
|
Estado
|
SAU 1
|
km 128+500
|
Sul
|
Ipameri
|
GO
|
SAU 2
|
km 148+500
|
Sul
|
Campo Alegre
|
GO
|
SAU 3
|
km 208+500
|
Sul
|
Campo Alegre
|
GO
|
SAU 4
|
km 266+650
|
Sul
|
Catalão
|
GO
|
SAU 5
|
km 313+600
|
Norte
|
Cumari
|
GO
|
SAU 6
|
km 37+700
|
Norte
|
Araguari
|
MG
|
SAU 7
|
km 85+000
|
Sul
|
Uberlândia
|
MG
|
SAU 8
|
km 138+130
|
Norte
|
Uberaba
|
MG
|
SAU 9
|
km 173+280
|
Sul
|
Uberaba
|
MG
|
As seis praças de pedágio na
BR-050, determinadas no contrato de concessão, estão em fase de construção e
instalação de equipamentos. Elas somente entrarão em operação após conclusão da
duplicação de 10% dos 218,5 quilômetros de rodovia em Goiás, e a vistoria e
aprovação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, responsável
pela fiscalização do contrato.
Tarifa do pedágio
As tarifas básicas de pedágio de cada praça,
valor pago pelo usuário como contraprestação às obras realizadas e serviços
oferecidos na rodovia, serão definidas tendo como base o valor de R$ 4,53 para
cada 100 quilômetros (ou R$ 0,0453/km) estabelecido na data do edital de
licitação (maio 2012).
Esse valor será atualizado pela variação do
IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Ampliado até a data de início da cobrança
das praças, e será corrigido anualmente; conforme estabelece o contrato de
concessão. Os valores das tarifas por praça de pedágio variam em decorrência do
TCP – Trecho de Cobertura da Praça, considerando o valor da tarifa básica
multiplicado pela distância entre as praças.
Localização das Praças de
Pedágio na BR-050
Praças de Pedágio
|
Estado
|
KM
|
Município
|
01 - Ipameri
|
GO
|
143+985
|
Ipameri
|
02 – Campo Alegre de Goiás
|
GO
|
226+000
|
Campo Alegre de Goiás
|
03 – Araguari 1
|
MG
|
13+730
|
Araguari
|
04 – Araguari 2
|
MG
|
51+475
|
Araguari
|
05 - Uberlândia
|
MG
|
104+900
|
Uberlândia
|
06 - Delta
|
MG
|
198+060
|
Delta
|
Atendimento ao Usuário da BR-050
Em operação desde 08 de julho
de 2014, o Serviço de Atendimento ao Usuário da MGO registrou até 07/01/2015, 6
meses de atividades, 25.634 ocorrências atendidas na BR-050 (GO/MG), das quais
9.222 no trecho de Goiás e 16.412 no trecho de Minas Gerais.
A inspeção de tráfego, feita
com dez viaturas que monitoram a rodovia diariamente, 24 horas, e atuam na
prevenção de acidentes, foi o serviço mais acionado, participando diretamente
em 17.150 eventos diversos, desde o primeiro atendimento a veículos com pane
mecânica ou elétrica e auxílio em troca de pneus à remoção de objetos na pista,
como ressolagem de pneus, e sinalização no caso de acidentes.
O socorro mecânico, realizado
com 9 guinchos leves e 4 pesados, prestou 7.145 remoções de veículos em
ocorrências de pane mecânica, pane de pneu, pane elétrica e pane seca (falta de
combustível), levando-os a postos de abastecimento e serviços mais próximos na
rodovia.
As equipes de resgate e de
atendimento pré-hospitalar prestaram 475 atendimentos clínicos a usuários que
trafegavam pela rodovia e sentiram-se mal, sendo que em todos esses atendimentos
sempre um dos médicos reguladores esteve presente com ambulância UTI. Nas
ocorrências de acidentes o resgate da MGO foi acionado 796 vezes e as
ambulâncias com UTI e médico atenderam em 299 delas.
Já os 3 caminhões-pipa da
frota operacional da MGO foram mobilizados em 429 ocorrências, sendo 267 para
combater focos de incêndio e as demais para apoio, como limpeza de pista no
caso de acidentes. Os 3 caminhões-boiadeiro retiraram animais de grande porte
da pista em 59 ocorrências, e afugentaram outros animais (silvestres,
domésticos e de pequeno porte) em outros 128 atendimentos.
Número de acidentes
Nesses seis meses, foram
registrados 796 acidentes no trecho sob concessão da MGO Rodovias, com 469
feridos e 15 vítimas fatais. Outras 1.571 vítimas desses acidentes saíram
ilesas.
Os tipos de acidentes de maior
incidência foram saída de pista (147), colisão traseira (125), capotamento
(115), choque em defensa, barreira ou meio fio (83). Na maioria deles ficou
evidenciado como principal causa o excesso de velocidade e imprudência dos
motoristas.
Investimentos
Em 30 anos de concessão,
a MGO Rodovias vai investir R$ 3 bilhões na BR-050. Desse total, R$ 2,38
bilhões destinam-se a intervenções estruturais no pavimento e melhorias
funcionais e operacionais e R$ 650 milhões especificamente para duplicações.
Nos 5 primeiros anos serão R$ 1,49 bilhão em investimentos, sendo que em 2014 a
concessionária já investiu R$ 186,5 milhões.
Essenciais para a modernização
da infraestrutura regional, esses investimentos terão reflexo direto na
qualidade do transporte rodoviário em Goiás e no Triângulo Mineiro, com a
melhoria da BR-050 nos aspectos de segurança, fluidez, economia e conforto. A
rodovia é uma das principais vias de ligação entre o Distrito Federal e São
Paulo, cortando municípios de atividade agroindustrial e comércio atacadista.
Os benefícios aos usuários e
para a economia dos municípios já podem ser observados nesse primeiro ano de
concessão da MGO Rodovias. A concessionária gerou 1.674 empregos diretos e
2.500 indiretos nos municípios. Em 2015, esses municípios também terão uma nova
fonte de receita: a arrecadação de ISSQN sobre a arrecadação das praças de
pedágio, que é proporcional à extensão da área territorial de cada município na
BR-050.
Comunicação direta com a MGO Rodovias
Para pedir auxílio em
emergências na rodovia, o motorista deve ligar para a Central de Atendimento 0800
940 0777, ligação telefônica gratuita, 24 horas. Por esse telefone pode também
fazer sugestões, reclamações ou solicitar informações aos operadores do Centro
de Controle Operacional - CCO, responsáveis pelo acionamento das viaturas e
equipes, via rádio-comunicação, para o pronto atendimento das ocorrências.
Antes de viajar, no site da
MGO (www.mgorodovias.com.br) o
usuário tem acesso à programação semanal de obras e serviços na rodovia;
informações sobre a concessionária, mapa do trecho sob concessão, localização
dos SAUs, postos da PRF; notícias sobre a concessionária, entre outras
informações. Pelo twiter: notícias@mgorodovias.com.br é possível
conferir as condições de tráfego, tempo e eventuais interdições de pista na
BR-050, para assim planejar melhor a viagem.
Conheça um pouco mais sobre a Minas Gerais Goiás Rodovidas
A Concessionária de Rodovias
Minas Gerais Goiás S.A. assinou contrato de concessão de 30 anos com a ANTT –
Agência Nacional de Transportes Terrestres em 5 de dezembro de 2013 e, a partir
de 8 de janeiro de 2014, assumiu a responsabilidade pela administração,
recuperação, conservação, manutenção, ampliação e operação da BR-050 (GO/MG),
no trecho de 436,6 quilômetros que começa no entroncamento com a
BR-040, em Cristalina (GO), e se estende até a divisa de Minas Gerais com São
Paulo, no munícipio de Delta.
Em sua extensão, abrange 9 municípios, sendo 5 em
Goiás (Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão e Cumari) e 4 em
Minas Gerais (Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta).
Fonte: Assessoria de Imprensa
da MGO Rodovias
0 Comentários