BR 050 terá seis postos de pedágio. Fonte: ANTT. |
As obras de duplicação da BR
050 que liga Cristalina a São Paulo devem ter início em maio deste ano, essa é
a expectativa da Concessionária MGO Rodovias, que ganhou o leilão para gerir a
rodovia por trinta anos, tendo início em 13/01/2014.
Até o final deste ano, 22 dos 218 quilômetros que passa por Goiás serão duplicados, permitindo assim a instalação dos postos de pedágio.
Até o final deste ano, 22 dos 218 quilômetros que passa por Goiás serão duplicados, permitindo assim a instalação dos postos de pedágio.
A duplicação de toda a
extensão da BR 050 deve ser concluída em 2019, conforme cronograma do
Ministério dos Transportes.
A Concessionária MGO Rodovias já iniciou os estudos e projetos de engenharia, bem como, já será providenciado a emissão das licenças. Se tudo ocorrer conforme o previsto, as obras de duplicação rodovia terão início a partir de Cristalina dentro de máximo quatro meses.
A Concessionária MGO Rodovias já iniciou os estudos e projetos de engenharia, bem como, já será providenciado a emissão das licenças. Se tudo ocorrer conforme o previsto, as obras de duplicação rodovia terão início a partir de Cristalina dentro de máximo quatro meses.
O trecho da BR 050 que corta a
zona urbana de Cristalina é muito perigoso, o tráfego de caminhões e ônibus é
intenso e os acidentes são cada vez mais frequentes. Por isso, dependendo da
celeridade dos projetos de engenharia e das licenças ambientas, esse trecho
deve ser o primeiro dos 218 quilômetros que ainda é pista simples a ser
duplicado. Mas Helvécio Soares, presidente da MGO Rodovias, afirma que “não tem
como definir com cem por cento de certeza qual será o primeiro trecho a ser
duplicado antes de ter o projeto de engenharia e as licenças ambientais
disponíveis”.
Benefícios para Cristalina
Os moradores de Cristalina
ainda terão outros benefícios com a duplicação da BR 050, o primeiro pedágio
será instalado somente na altura do município de Ipameri (a 100 km de
Cristalina). Outra obra importante será a construção de aproximadamente dois
quilômetros de vias marginais à BR 050 na zona urbana da cidade, mais
especificamente entre os quilômetros 98 e 100.
Mais dois viadutos serão
construídos em Cristalina, o primeiro será erguido no km 97 da BR 050, local
onde a Rua 21 de Abril se encontra com a rodovia. Possivelmente a nova entrada
da cidade será por esta nova via de acesso e não mais pela Rua da Saudade. O
outro viaduto será construído próximo àquela pista de pouso que muitos chamam
de aeroporto municipal.
Além disso, o viaduto da BR
050 sobre a BR 040 (que também será duplicada) sofrerá grandes mudanças, de
acordo com o projeto, ali será construído um grande viaduto interligando as
duas rodovias.
Pedágios ao longo da BR 050
Ao longo dos 436,6 quilômetros
de extensão da BR 050 concedidos à iniciativa privada, serão instalados seis
postos de pedágios, o valor médio cobrado para os carros de passeio será de R$
4,20 em cada praça.
- Ipameri/GO - km 139;
- Campo Alegre/GO - km 225;
- Araguari/MG - km 11;
- Araguari/MG - km 52;
- Uberaba/MG - km 109;
- Delta/MG - km 195.
Desenvolvimento e atração de investimentos
Por causa da acessibilidade
proporcionada pela duplicação das rodovias que passam por Cristalina, muitas
empresas poderão se instalar no município, principalmente aquelas do ramo de
distribuição de materiais para grandes redes varejistas de Brasília e Triângulo
Mineiro. Cristalina tem uma posição geográfica muito privilegiada, com
ligação direta por meio rodoviário às principais cidades brasileiras (São
Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília), essa condição pode ser muito
atraente à investimentos privados.
Muitas pessoas reclamaram
bastantes da privatização da BR 050 e BR 040 (esta será abordada em outra
matéria), mas, convido-os a fazer uma reflexão sobre o número de acidentes que
vem ocorrendo nessas rodovias e a quantidade de cristalinenses que tiveram suas
vidas ceifadas em verdadeiras tragédias, muitas vezes ocasionadas por
ultrapassagens mal feitas. Com a duplicação, instalação de redutores de
velocidade, restauração e conservação da pista e seus equipamentos, esses
acidentes em sua maioria deixarão de acontecer.
1 Comentários
Porque serão instalados dois pedágios tão próximos em Araguari-MG? Um no Km 11 e outro no KM 52! Qual o critério usado para definir o local da instalação? Qual a distância mínima?
ResponderExcluir