Pedágio na BR 040 vai custar R$ 3,22 - A empresa Invepar ganhou leilão de concessão da rodovia

Invepar ganhar concessão da BR 040, a pista deve ser duplicada em até cinco anos
BR 040. Arte: Wikipédia.
Nesta sexta-feira (27/12) aconteceu na sede da BM&FBovespa em São Paulo, o leilão de concessão do trecho da BR 040 entre Brasília e Juiz de Fora/MG. A empresa Invepar ofereceu o menor preço de pedágio dentre as oito concorrentes e com isso, ganhou o direito de administrar por 30 anos a rodovia. O valor do pedágio ficou 61,13% menor que o teto máximo estipulado pelo governo, que era de R$ 8,30 por praça de pedágio ou R$ 9,74 a cada cem quilômetros rodados. Esse foi o último leilão de 2013 previsto no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal.

A Invepar vai cobrar dos veículos de passeio R$  3,22 de pedágio em cada uma das 11 praças de cobrança. O motorista que sair de Brasília rumo à Juiz de Fora, percorrerá 936,8 quilômetros e pagará aproximadamente R$ 35,47 de pedágio ao longo da viagem. Serão criadas onze praças de pedágio (equidistantes 78 km).

Nos próximos cinco anos, a Invepar deverá duplicar 557 quilômetros da rodovia que ainda é pista de mão dupla, deve implantar também vias de contorno onde a pista já é duplicada, construir viadutos, passarelas, passagens subterrâneas e fazer correção de traçado, além de operacionalizar um sistema de monitoramento e controle de tráfego (com câmeras a cada dois quilômetros, painéis de mensagem, radares e barreiras eletrônicas de velocidade, balanças de pesagem, sistema de suporte e atendimento aos usuários da rodovia, com ambulâncias, socorro mecânico e pontos de apoios e parada.

O governo estima que o concessionário investirá ao todo R$ 7,92 bilhões na BR 040 durante os trinta anos de concessão, deste montante, cerca de R$ 4,4 bilhões serão investidos nos primeiros cinco anos. Por outro lado, em trinta anos, a concessionária deve arrecadar R$ 24,7 bilhões com a cobrança de pedágio.

O leilão da BR 040 foi o mais concorrido do PIL e contou com a participação de oito empresas: 
  • Consórcio Via Capital (Ecorodovias Infraestrutura e Logística S/A, Coimex Empreedimentos e Participações Ltda,  Rio Novo Locações Ltda, Tervap Pitanga Mineração e Pavimentação Ltda, Contek Engenharia S/A, A. Madeira Indústria e Comércio Ltda, Urbesa Administração Ltda);
  • Companhia de Participações em Concessões (CPC/CCR);
  • Investimentos e Participações em Infraestrutura S. A. (Invepar);
  • TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A;
  • Consórcio Queiroz Galvão Infraestrutura (Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A);
  • Consórcio Caminho Novo (Encalso Construções Ltda, Camter Construções e Empreendimentos S/A, Infravix participações S/A, Conter Construções e Comércio S/A, Firpavi Construtora e Pavimentadora S/A);
  • Consórcio Integração (Fidens Engenharia S/A, Construtora Aterpa M. Martins S/A, Construtora Barbosa Mello S/A, Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A);
  • Contern Construções e Comércio Ltda.
Em até cinco anos, deverão ser duplicados 557,2 quilômetros da BR 040, o restante da rodovia já é duplicada. A concessionária só poderá cobrar pedágio quando concluir pelo menos 10% das obras de duplicação, ou seja, 55,7 quilômetros.

Veja abaixo onde se localizará as 11 praças de pedágio na BR 040:

No
Praça
km
1
Cristalina
095,0GO
2
Paracatu
016,0MG
3
Lagoa Grande
094,0MG
4
João Pinheiro
172,0MG
5
Canoeiras
250,0MG
6
Felixlândia
328,0MG
7
Curvelo
406,0MG
8
Sete Lagoas
484,0MG
9
Itabirito
575,1,0MG
10
Conselheiro Lafaiete
640,0MG
11
Juiz de Fora
718,0MG














Apesar de muitos motoristas reclamarem de pagar pedágio, vale salientar que a BR 040 é uma das rodovias mais perigosas do Brasil, são milhares de vidas perdidas todos os anos em acidentes provocados principalmente por ultrapassagens perigosas. Com a duplicação da rodovia, os acidentes certamente diminuirão e poderemos trafegar em uma estrada mais segura. 

1 Comentários

  1. Segundo Informações, a data prevista para inauguração da praça que fica no trecho 484,0MG será em Maio/2015. Parece ter havido um pequeno atraso. QUAL A DATA REAL PARA A INAUGURAÇÃO DESSA PRAÇA???

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