BR 040. Arte: Wikipédia. |
Nesta sexta-feira (27/12)
aconteceu na sede da BM&FBovespa em São Paulo, o leilão de concessão do
trecho da BR 040 entre Brasília e Juiz de Fora/MG. A empresa Invepar ofereceu o
menor preço de pedágio dentre as oito concorrentes e com isso, ganhou o direito
de administrar por 30 anos a rodovia. O valor do pedágio ficou 61,13% menor que
o teto máximo estipulado pelo governo, que era de R$ 8,30 por praça de pedágio
ou R$ 9,74 a cada cem quilômetros rodados. Esse foi o último leilão de 2013
previsto no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal.
A Invepar vai cobrar dos
veículos de passeio R$ 3,22 de pedágio
em cada uma das 11 praças de cobrança. O motorista que sair de Brasília rumo à
Juiz de Fora, percorrerá 936,8 quilômetros e pagará aproximadamente R$ 35,47 de
pedágio ao longo da viagem. Serão criadas onze praças de pedágio (equidistantes
78 km).
Nos próximos cinco anos, a
Invepar deverá duplicar 557 quilômetros da rodovia que ainda é pista de mão dupla,
deve implantar também vias de contorno onde a pista já é duplicada, construir
viadutos, passarelas, passagens subterrâneas e fazer correção de traçado, além de operacionalizar um sistema de monitoramento e controle de tráfego (com câmeras
a cada dois quilômetros, painéis de mensagem, radares e barreiras eletrônicas
de velocidade, balanças de pesagem, sistema de suporte e atendimento aos
usuários da rodovia, com ambulâncias, socorro mecânico e pontos de apoios e
parada.
O governo estima que o
concessionário investirá ao todo R$ 7,92 bilhões na BR 040 durante os trinta
anos de concessão, deste montante, cerca de R$ 4,4 bilhões serão investidos nos
primeiros cinco anos. Por outro lado, em trinta anos, a concessionária deve
arrecadar R$ 24,7 bilhões com a cobrança de pedágio.
O leilão da BR 040 foi o mais
concorrido do PIL e contou com a participação de oito empresas:
- Consórcio Via Capital (Ecorodovias Infraestrutura e Logística S/A, Coimex Empreedimentos e Participações Ltda, Rio Novo Locações Ltda, Tervap Pitanga Mineração e Pavimentação Ltda, Contek Engenharia S/A, A. Madeira Indústria e Comércio Ltda, Urbesa Administração Ltda);
- Companhia de Participações em Concessões (CPC/CCR);
- Investimentos e Participações em Infraestrutura S. A. (Invepar);
- TPI – Triunfo Participações e Investimentos S/A;
- Consórcio Queiroz Galvão Infraestrutura (Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A);
- Consórcio Caminho Novo (Encalso Construções Ltda, Camter Construções e Empreendimentos S/A, Infravix participações S/A, Conter Construções e Comércio S/A, Firpavi Construtora e Pavimentadora S/A);
- Consórcio Integração (Fidens Engenharia S/A, Construtora Aterpa M. Martins S/A, Construtora Barbosa Mello S/A, Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A);
- Contern Construções e Comércio Ltda.
Em até cinco anos, deverão ser
duplicados 557,2 quilômetros da BR 040, o restante da rodovia já é duplicada. A
concessionária só poderá cobrar pedágio quando concluir pelo menos 10% das
obras de duplicação, ou seja, 55,7 quilômetros.
Veja abaixo onde se localizará
as 11 praças de pedágio na BR 040:
No
|
Praça
|
km
|
1
|
Cristalina
|
095,0GO
|
2
|
Paracatu
|
016,0MG
|
3
|
Lagoa Grande
|
094,0MG
|
4
|
João Pinheiro
|
172,0MG
|
5
|
Canoeiras
|
250,0MG
|
6
|
Felixlândia
|
328,0MG
|
7
|
Curvelo
|
406,0MG
|
8
|
Sete Lagoas
|
484,0MG
|
9
|
Itabirito
|
575,1,0MG
|
10
|
Conselheiro
Lafaiete
|
640,0MG
|
11
|
Juiz de Fora
|
718,0MG
|
Apesar de muitos motoristas
reclamarem de pagar pedágio, vale salientar que a BR 040 é uma das rodovias
mais perigosas do Brasil, são milhares de vidas perdidas todos os anos em
acidentes provocados principalmente por ultrapassagens perigosas. Com a
duplicação da rodovia, os acidentes certamente diminuirão e poderemos trafegar
em uma estrada mais segura.
1 Comentários
Segundo Informações, a data prevista para inauguração da praça que fica no trecho 484,0MG será em Maio/2015. Parece ter havido um pequeno atraso. QUAL A DATA REAL PARA A INAUGURAÇÃO DESSA PRAÇA???
ResponderExcluir