BR 050 próximo à Cristalina/GO. Foto: Reprodução Google. |
A Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) e o Consórcio Planalto assinaram, na manhã da
última quinta-feira (05/12), o primeiro contrato de concessão da BR 050 no
trecho entre Cristalina e a divisa com Minas gerais (totalizando 436,6
quilômetros). Esse trecho foi leiloado e
o Consórcio Planalto sagrou-se campeão. O valor do pedágio será de R$ 4,53 a
cada 100 quilômetros, com deságio de 42,38%. A partir de agora, o Consórcio
Planalto passa a se chamar Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás (MGO Rodovias).
Como foi o leilão
O Consórcio Planalto venceu o
leilão da rodovia no último dia 18 de setembro, quando concorreu com outras
sete propostas. O valor de pedágio apresentado pela empresa, de R$ 0,04534 por
quilômetro de rodovia, representa um deságio – diferença do valor teto
estabelecido no edital e o valor oferecido pela empresa vencedora da concessão
– de 42,38%. A cobrança da tarifa só poderá ter início após a execução de
10% das obras, o que deve ocorrer em um ano, a contar da assinatura do contrato
(nesta quinta-feira), segundo previsão da concessionária.
Assinatura do contrato
A assinatura do contrato
ocorre antes do prazo previsto, de 90 dias após a realização do leilão. Em até
30 dias deverá ter início a operação da concessionária, com a execução de
manutenção e serviços emergenciais para manter a rodovia em plenas condições de
tráfego. “O governo federal confia muito na execução que o Consórcio Planalto
dará a essa concessão”, garantiu o ministro.
O diretor geral em exercício
da ANTT, Jorge Bastos, garantiu que o órgão, vinculado ao Ministério dos
Transportes, acompanhará toda a concessão e irá colaborar inteiramente para o
sucesso dos trabalhos. “Nós vamos colaborar para que essa concessão seja
um marco e que a resposta seja dada na rodovia, com o usuário satisfeito em
pagar o pedágio”, afirmou. O diretor-presidente da concessionária, Helvécio
Ferreira Soares, se comprometeu, em nome da empresa, a cumprir o contrato
em sua plenitude e a “não decepcionar o governo federal”.
Trecho da BR 050 concedido à MGO Rodovias
O trecho rodoviário concedido
possui 436,6 quilômetros de extensão e liga Cristalina, em Goiás à divisa de
Minas Gerais com São Paulo. Em 30 anos de exploração da BR-050/GO/MG pela
concessionária, serão gerados R$ 3 bilhões de investimentos para a execução de
serviços de recuperação, manutenção e conservação da rodovia nos dois estados,
além da implantação de terceiras faixas em pista duplicada quando o volume de
tráfego exigir.
Os 218,5 quilômetros situados
entre Cristalina e a Divisa GO/MG serão duplicados. Estima-se que a iniciativa
privada desembolse cerca de R$ 650 milhões nessa intervenção. Os 218,1
quilômetros restantes já estão praticamente duplicados pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A concessionária ainda
investirá cerca de R$ 2,35 bilhões nos trechos mineiro e goiano. Até o quinto
ano do contrato de concessão, a empresa deverá efetuar intervenções estruturais
no pavimento e melhorias funcionais e operacionais nos demais elementos da
rodovia.
Trata-se de reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação dos elementos de segurança, recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, implantação dos Serviços de Apoio ao Usuário – SAU, tratamento da faixa de domínio, cadastro de todos os elementos da rodovia e realização de estudos de acidentes.
Trata-se de reparos no pavimento e acostamento, adequação da sinalização, recuperação dos elementos de segurança, recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, implantação dos Serviços de Apoio ao Usuário – SAU, tratamento da faixa de domínio, cadastro de todos os elementos da rodovia e realização de estudos de acidentes.
Segundo a Concessionária MGO
Rodovias, em janeiro de 2014 as obras de conservação da BR 050 serão iniciadas
e até o início de 2015, cerca de 10% do trecho concedido que ainda é pista
simples, seja duplicado, o que permitirá a instalação do pedágio na rodovia. A concessionária
pretende começar a duplicação pelos trechos mais perigosos da BR 050, onde os
acidentes são mais comuns.
Com informações do MT para o
site Redecol Brasil
0 Comentários