Estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministério vai oferecer 10 mil vagas. Foto: Divulgação. |
Achar uma vaga de
estacionamento em Brasília é missão quase impossível, para tentar resolver esse
problema e facilitar a vida dos motoristas da capital, o governo do Distrito
Federal apresentou no último dia 31 de janeiro aos presidentes da Câmara dos
Deputados e Senado Federal, um ambicioso projeto que prevê a construção de dez
mil vagas de estacionamentos na Esplanada dos Ministérios.
O governado Agnelo Queiroz foi
pessoalmente ao Congresso Nacional apresentar o projeto, que além das dez mil
vagas de estacionamento, contará com um prédio subterrâneo com quatro
pavimentos, onde funcionarão lojas, restaurantes e agências bancárias. A obra não
causará impacto no projeto arquitetônico da Esplanada dos Ministérios e vai
permitir uma substancial melhora na mobilidade urbana da capital federal.
O estacionamento subterrâneo
na Esplanada será construído através de parceria entre o GDF, Congresso
Nacional e empresas privadas (PPP – Parceria Público-Privada), com isso, os
motoristas deverão pagar para usar as vagas subterrâneas. Segundo Agnelo, o
governo vai definir os critérios sobre o valor que deverá ser cobrado, além
disso, após a construção do estacionamento subterrâneo será proibido estacionar
veículos nas vias de acesso à Esplanada.
O projeto que está em
discussão a dois anos será viabilizado por meio de Parceria Público-Privada
(PPP) e ocupará uma área de 340 mil m², onde será oferecido 10 mil vagas,
distribuídas em quatro andares. Estudos realizados enquanto o projeto era
desenvolvido apontam a necessidade de 7,5 mil vagas nas proximidades do
Congresso Nacional.
"Sabemos aonde queremos chegar. Temos um plano de desenvolvimento do transporte urbano no DF. Com o estacionamento, melhoraremos o funcionamento da Câmara dos Deputados e do Senado, com, por exemplo, o desafogamento das vias próximas ao Congresso", destacou Agnelo Queiroz.
A população de Brasília espera
que esse estacionamento realmente saia do papel, pois, encontrar uma vaga de
estacionamento em horário comercial na capital é praticamente impossível. Além
disso, não adianta criar dez mil vagas e não estabelecer um controle sobre os
preços cobrados, caso sejam exorbitantes, os motoristas vão continuar
estacionando seus veículos nas vias de acesso ao Congresso Nacional, como
acontece hoje, vamos esperar para ver.
1 Comentários
Se cobrar 1 real que seja, ainda teremos carros nas ruas. Esperar pra ver.
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