TV por assinatura chega a 16,2 milhões de lares brasileiros


O serviço de televisão por assinatura já chega a 16,2 milhões de lares no Brasil, levando em consideração o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV paga são distribuídos a cerca de 53,4 milhões de brasileiros, ou seja, o serviço está presente em 27,2% das residências do país.

Em 2012, foram registrados 3,4 milhões de novas assinaturas, crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelos serviços de distribuição de sinal via satélite, que oferecem planos mais baratos e até pré-pagos, possibilitando que famílias de menor poder aquisitivo tenha acesso a TV por assinatura.

No entanto, apesar do ótimo crescimento, muitos assinantes reclamam dos altos preços da TV por assinatura, especialmente pelo fato do serviço se concentrar nas mãos de poucas empresas, o que naturalmente elevar os preços dos planos mais completos, principalmente aqueles com mais canais em alta definição.

Os números da Anatel mostram que o serviço de TV por assinatura via satélite representa 60,8% da base de assinantes, já o serviço a cabo representa apenas 33,8%. No Distrito Federal 49,7% das residências possuem TV por assinatura, maior índice do país, em seguida vem São Paulo, com 47,4% e Rio de Janeiro, com 42,6%.

0 Comentários