O serviço de televisão por assinatura
já chega a 16,2 milhões de lares no Brasil, levando em consideração o número
médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV paga são distribuídos a cerca
de 53,4 milhões de brasileiros, ou seja, o serviço está presente em 27,2% das
residências do país.
Em 2012, foram registrados 3,4
milhões de novas assinaturas, crescimento de 27% em relação ao mesmo período do
ano anterior. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelos serviços de
distribuição de sinal via satélite, que oferecem planos mais baratos e até
pré-pagos, possibilitando que famílias de menor poder aquisitivo tenha acesso a
TV por assinatura.
No entanto, apesar do ótimo
crescimento, muitos assinantes reclamam dos altos preços da TV por assinatura,
especialmente pelo fato do serviço se concentrar nas mãos de poucas empresas, o
que naturalmente elevar os preços dos planos mais completos, principalmente
aqueles com mais canais em alta definição.
Os números da Anatel mostram
que o serviço de TV por assinatura via satélite representa 60,8% da base de
assinantes, já o serviço a cabo representa apenas 33,8%. No Distrito Federal
49,7% das residências possuem TV por assinatura, maior índice do país, em
seguida vem São Paulo, com 47,4% e Rio de Janeiro, com 42,6%.
0 Comentários