Os consumidores brasileiros de
produtos piratas estão deixando de comprar CD/DVD nos populares camelôs e
migrando para os sites de download, segundo apontou a pesquisa "O Consumo
de Produtos Piratas no Brasil", realizada pela Fecomércio/RJ e Instituto
Ipsos, a pesquisa realizada em setenta cidades, ouviu mil pessoas de todas as
classes sociais.
O alto preço cobrado pelos
produtos originais são o principal motivo que levou 97% dos ouvintes a
comprarem produtos piratas. Já o percentual de pessoas que admitiram ter
adquirido algum produto pirata passou de 52% em 2011 para 38% em 2012, sendo
que o DVD, CD, óculos e roupas são os itens piratas mais procurados pelos
brasileiros em 2012.
A pesquisa também aponta que
60% das pessoas ouvidas não consideram ilegal o ato de baixar música pela
internet, em 2011, esse percentual era de 38%. Fica cada vez mais evidente que
o consumidor brasileiro está deixando de procurar os camelôs e passa a baixar
músicas e filmes pela internet, tendência já apontada por outras pesquisas.
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