O presidente da Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse hoje (11/12) que
ainda não foi observada uma melhoria substancial nos serviços das operadoras de
telefonia móvel, depois da suspensão da venda de novas linhas, em julho deste ano.
A liberação das vendas foi condicionada à apresentação de planos de melhoria
dos serviços pelas operadoras TIM, Claro e Oi.
“Ainda não dá para inferir que
houve uma melhoria substancial, apenas estamos constatando que há uma
estabilidade na prestação de serviço. Embora haja esforço das empresas, achamos
que ainda está faltando muito para atingir o nível de qualidade que o Brasil
precisa”, disse Rezende, que participa de audiência pública da Comissão de
Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.
Rezende garantiu que a Anatel
vai continuar cobrando investimentos das empresas e acompanhando a execução dos
planos de melhoria. “Mas temos que dar mais um tempo para fazer uma avaliação
crítica em relação aos procedimentos que elas estão adotando”.
O presidente da Anatel
criticou as operadoras de telefonia móvel, dizendo que as palavras “infinito e
ilimitado” deveriam sair do vocabulário de propaganda das empresas. “Isso leva
o usuário a achar que ele pode utilizar o serviço sem custo nenhum. Na verdade,
nada é infinito, nada é ilimitado, existe limite para tudo e as empresas devem
ter consciência para não confundir o consumidor”.
Rezende explicou que os
principais problemas no setor de telefonia móvel são detectados nos serviços de
dados, que apresentam índices abaixo dos previstos pela Anatel. Segundo ele, os
pontos críticos do setor estão relacionados a contas e cobranças, informações
aos usuários e acesso à rede de dados.
O diretor executivo do
Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e
Pessoal (SindiTelebrasil), Eduardo Levy, informou que os planos de melhoria das
empresas tiveram aumento de 14% na previsão de investimentos até 2014. Segundo
ele, as empresas ofereceram à Anatel informações detalhadas de planejamentos
para melhoria de infraestrutura, dimensionamento da rede e expansão da
cobertura.
Com informações da Agência Br para o site Redecol Brasil
1 Comentários
Um lixo é a tim, a ligação cai toda hora a pessoa não tem nem como completar sua conversa por que a ligação fica caindo.
ResponderExcluir