A rodovia BR 457 que ligará
Cristalina a Goiânia, foi projetada a mais de 50 anos e nunca saiu do papel. Em
2010, o então secretário de Planejamento de Goiás, Oto Nascimento, apresentou o
projeto de construção da rodovia ao prefeito de Cristalina, Luiz Attié e
naquele momento chegou-se a falar que as obras iniciariam em 2011, no entanto, quase
findando 2012 o projeto permanece engavetado.
Segundo o deputado estadual Walcenor Braz, lideranças políticas de Goiás estão
mobilizadas e reivindicando junto ao governo federal que os recursos
necessários para construção da rodovia sejam alocados no orçamento da união por
meio do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. A intenção dos goianos é
de que a BR 457 esteja concluída antes da Copa de 2014 (o que é uma utopia).
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Um pouco mais sobre a BR 457
A BR 457 terá aproximadamente
236 quilômetros de extensão e cortará as seguintes localidades em Goiás,
Cristalina, Domiciano Ribeiro, Buritizinho, Maniratuba, Ponte Funda,
Vianópolis, Leopoldo de Bulhões e Bonfinópolis, municípios já interligados à
Goiânia e Anápolis por rodovias pavimentadas.
Serão investidos na construção da rodovia aproximadamente R$ 250 milhões, a expectativa é de que as obras durem dois anos, até o momento sem previsão de início. Segundo estudos de engenharia, quando estiver concluída, a BR 457 terá um tráfego diário superior a 3 mil veículos, sendo que deste total, entre 700 e 1.000 sejam de caminhões.
A BR 457 quando sair do papel trará muitos benefícios para as comunidades por onde ela passar, além do escoamento da safra agrícola da região Leste de Goiás e da
região da Estrada de Ferro, a distância entre Cristalina e Goiânia será
encurtada em dezenas de quilômetros. Outro ponto importante é que, Goiânia terá
ligação direta com a BR 040 e BR 050, rodovias que interligam Brasília à Belo
Horizonte, Rio de janeiro e São Paulo, que são os principais mercados
consumidores do Brasil.
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