W3 Sul parada. Foto: correiobraziliense |
Motoristas e usuários do
sistema público de transporte do Distrito Federal e Entorno estão sofrendo com
os congestionamentos na W3 Sul, a implantação da faixa exclusiva de ônibus no
Setor Policial Sul é apontada como o principal responsável pelo problema, além
é claro, da obra paralisada do VLT (no final do da W3 Sul) e da falta de sincronização
dos semáforos da região.
Cerca de 450 ônibus circulam
diariamente pela W3 Sul, em abril, prometendo diminuir o tempo de viagem em até
dez minutos, o GDF implantou o corredor exclusivo de ônibus, vans escolares e táxis na avenida, no entanto, os
usuários do transporte público alegam que a fluidez do trânsito na via piorou
muito após a implantação do corredor.
Geralmente, o congestionamento se inicia na altura da quadra 705 Sul e se estende até o
setor Policial Sul, por isso, muitos passageiros que antes embarcavam na W3
Sul, estão se deslocando até a Rodoviária do Plano Piloto ou até o Eixo
Rodoviário Sul para fugir dos congestionamentos.
A Faixa exclusiva só pode ser
utilizada por ônibus, táxis e vans escolares, os motoristas do sistema de
transporte público que forem pegos trafegando nas outras faixas da W3 Sul, estarão
sujeitos à multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira. Já os carros que
insistirem em trafegar na faixa exclusiva de ônibus, estarão sujeitos a multa
de R$ 53,21 e três pontos na carteira, eles só poderão trafegar no corredor
exclusivo quando a faixa for contínua para acessarem as quadras residências.
Foi cogitada a liberação da
faixa da esquerda aos coletivos a fim de tentar minimizar os congestionamentos na
W3 Sul, no entanto, em reunião realizada
na tarde de segunda-feira (18/06) entre o Detran-DF e o DFTrans para tratar do
problema, essa possibilidade, ao menos
por agora foi descartada. Os dois órgãos resolveram manter os corredores
exclusivos na W3 Sul e no Setor Policial Sul e para tentar reduzir os
congestionamentos serão feitas intervenções nos semáforos (sincronização) e no retorno que fica
próximo à Polícia Federal, no setor Policial Sul.
De acordo com o diretor
técnico do DFTrans - Transporte Urbano do Distrito Federal, Lúcio Lima, as
mudanças resolverão o problema. "Não somos inflexíveis a ponto de não
mudar algo que não deu certo. Porém, este não é o caso. A faixa do Setor
Policial Sul é de extrema importância para ligar a Asa Norte ao centro de
Taguatinga. É uma iniciativa que está funcionando e beneficia os usuários do
transporte público do DF", afirmou.
Em entrevista ao Jornal
Correio Braziliense, Lúcio Lima, sugere que duas hipóteses podem estar causando
esse engarrafamento na W3 Sul. "Ou a população ainda não se adaptou, ou
houve erro de cálculos por parte do DFTrans, que terão que ser ajustados. No
primeiro momento não pensamos em abandonar o uso da faixa, mas fazer os ajuste
para melhorar o uso". O diretor lembrou que a faixa colocada nas Estradas
Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB) também causou problemas nos primeiro dias.
"No entanto, o trânsito agora parece estar normalizado", afirma.
O que os motoristas e
passageiros do transporte público que precisam trafegar pela W3 Sul estão se
perguntando é se, somente a sincronização
dos semáforos e a mudança de alguns retornos serão suficientes para acabar com os congestionamentos diários, que acontecem sempre nos horários de pico, em
alguns casos, os motoristas dos coletivos descem de seus veículos para fumar ou
fazer algum lanche, porque o trânsito não flui.
Nesse imbróglio, para não dizer
incompetência dos nossos governantes, quem mais sai perdendo é a população da
capital do Brasil que precisa utilizar o transporte público na W3 Sul, além de
trabalhar o dia inteiro, precisam arranjar forças para enfrentar longas horas
em intermináveis congestionamentos, essa é uma das cidades que sediarão a Copa
do Mundo de 2014.
0 Comentários