O Ministério da Saúde assinou nesta quinta-feira (08/03) contrato com a Caixa Econômica Federal para que seja dado início ao pagamento de um auxílio financeiro no valo de R$ 50 às gestantes de baixa renda. O dinheiro deve ser usado para pagar os deslocamento para realização do pré-natal, bem como, para levar a gestante para dar a luz em um hospital.
Segundo o governo federal, inicialmente receberão o auxílio cerca de 1 milhão de gestantes, o que representa 40% do total de gestantes atendidas no Sistema Único de Saúde – SUS. Ainda, de acordo com o governo, a partir de sexta-feira (09/03), todos os municípios brasileiros já poderão solicitar o acesso ao sistema de cadastro e acompanhamento das gestantes que irão receber o auxílio financeiro.
Até o momento, segundo a pasta, 23 estados e 1.685 municípios já iniciaram o processo de adesão. “Essa é uma proposta feita pelo ministério depois de aprender com vários municípios que auxiliar o deslocamento das gestantes aumenta a adesão ao pré-natal”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Como solicitar o auxílio financeiro às gestantes?
A orientação é que, na primeira consulta pré-natal, a gestante assine o requerimento que autoriza o pagamento do benefício. O auxílio será pago em duas parcelas de R$ 25. Para receber o valor integral, a mulher deverá fazer o requerimento até a 16ª semana de gestação. Quem solicitar o benefício depois desse período só terá direito a uma parcela.
Quem tem direito de receber o auxílio financeiro às gestantes?
Todas as gestantes que são beneficiárias de algum programa social federal como o Bolsa Família, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e que são titulares de algum cartão magnético vão receber o auxílio-deslocamento no mesmo cartão.
Quem tem o Cartão do Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal, poderá usá-lo para receber o auxílio. As mulheres que ainda não têm nenhum cartão social vão receber, no endereço cadastrado no sistema do ministério, o Cartão do Cidadão.
Em que dia do mês o auxílio será pago?
O calendário de pagamento do auxílio-deslocamento vai seguir o mesmo do Bolsa Família, cujas datas são definidas de acordo com o último número do cartão.
Veja o onde será possível sacar o auxílio
A gestante poderá sacar o benefício em qualquer terminal de autoatendimento, em correspondentes Caixa Aqui lotéricos e não lotéricos e em agências da Caixa Econômica Federal, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.
Mais esclarecimentos
Para mais informações, o interessado pode ligar para a Ouvidoria do Ministério da Saúde é 136. Dúvidas sobre o Cartão do Cidadão podem ser esclarecidas por meio do número 0800 726 0101.
O governo federal prevê que, até 2013, 2,4 milhões de gestantes sejam cadastradas para receber o auxílio financeiro, ou seja, o objetivo é que, todas as gestantes atendidas pelo SUS recebam o benefício.
Com informações da Agência Brasil – Edição: Redecol Brasil
2 Comentários
Ola sou mebor de idade e estou geatante a pesar de toda responsabilidae
ResponderExcluirQue tenho
Queria um serto auxilio que gestantes
Guanha ao sair do hospital
Mas n sei como posso receber!espero resposta obrigada
Isso é uma vergonha!!! Nos obrigarem a passar por esses sistemas de maternidades por 50 reais?! É vender a alma para o diabo por micharia, 50 reais... e ainda parcelam a mixaria! Quem com 50 reais se desloca em Salvador, aonde os onibus não tem o sistema de integração?! E fora, eu por exemplo estou desempregada e não posso arrumar emprego para poder me sustentar pois ngm quer empregar gestantes (prejuizo na certa) como faço para manter uma boa alimentação que tantos os medicos nos orienta?! como faço para pagar minhas contas? Com esses 50 reais de passagem? claro com esses politicos criminosos roubando milhoes dos cofres publicos, o que sobra para o povo é essa mixaria vergonhosa, ridicula!!!
ResponderExcluir