Pintura da Faixa Exclusiva na W3 Sul - Foto: Káthia Mello/G1 |
O Dftrans – Transportes Urbanos do Distrito Federal já começou a sinalização da faixa exclusiva para ônibus na W3 Sul.
Ao longo dos sete quilômetros da avenida trafegam diariamente 480 ônibus, que fazem 2,4 mil viagens, por isso, assim como aconteceu na EPNB e na EPTG, o corredor exclusivo para o transporte exclusivo na via deverá diminuir entre 10 e 20 minutos o tempo de viagem dos ônibus.
A faixa exclusiva para ônibus será implantada nos dois sentidos da W3 Sul e inicialmente os motoristas que trafegarem na faixa exclusiva não serão multados, mas serão orientados sobre as mudanças na via. A partir do dia 15 de março, os motoristas que desrespeitarem a faixa exclusiva para ônibus serão multados, inclusive, os radares eletrônicos da região já estão sendo configurados para estarem aptos a flagrar os desrespeitos. A expectativa é que a faixa exclusiva da W3 Sul tenha a mesma repercussão positiva da EPNB e da EPTG.
“O resultado desse tipo de intervenção tem sido extremamente satisfatório. O usuário do sistema de transporte público está economizando, em média, 20 minutos por dia no trajeto de ida e volta entre a EPNB ou a EPTG e a Rodoviária do Plano Piloto”, afirmou o diretor-técnico da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima.
O espaço destinado somente aos ônibus está em funcionamento na EPNB desde 27 de dezembro de 2011. O da EPTG, desde 31 de janeiro de 2012. De acordo com Lúcio Lima, são feitos ajustes constantes para que o tempo de viagem dos usuários do transporte coletivo possa ser reduzido ainda mais. Após a W3 Sul, as próximas vias que terão faixas exclusivas para o transporte público serão: Avenida Hélio Prates, Elmo Serejo, Br 020, Estrutural e Eixo Monumental.
0 Comentários