Os maiores sites de compras coletivas que atuam no Brasil são autuados pelo Procon por problemas na prestação de serviços aos consumidores. Os sites ClickOn, Peixe Urbano e Groupon, foram autuados após o órgão de defesa do consumidor de São Paulo, receber 767 queixas somente entre janeiro e setembro deste ano, os consumidores reclamam que os sites de compras coletivas não garantem a qualidade dos produtos ou serviços comercializados, em caso de não prestação dos serviços, os sites não devolvem o dinheiro pago e a porcentagem dos descontos anunciados são diferentes do valor real, dentre várias outras queixas.
O Procon alerta que tanto os sites de compras coletivas, como os estabelecimentos que oferecem produtos ou serviços, são solidariamente responsáveis por qualquer problema que venha a ocorrer numa transação comercial com o consumidor. Caso condenados, os sites de compras coletivas podem ser multados em valores que variam de R$ 400 a R$ 6 milhões.
O ClickOn e o Peixe Urbano, afirmaram que investem continuamente na melhoria dos serviços oferecidos e estão trabalhando para que os parceiros também ofereçam produtos/serviços de qualidade. Já o Groupon, reforça que tem o compromisso de ofertar produtos e serviços de qualidade e que irá recorrer junto ao Procon das autuações recebidas.
Os sites de compras coletivas se tornaram muito populares, anúncios com preços e ofertas atrativas fisgam o consumidor, por isso, é importante ficar atento para não cair numa enrascada. Veja abaixo algumas dicas do Procon Goiás:
Consumidor deve ter cautela e seguir dicas simples evitar problemas
Nem tudo são flores nesse novo mercado, muitas pessoas reclamam dos serviços oferecidos, algumas relatam que compraram serviços de um spar, mas, quando chegam ao local indicado, é um salão de beleza! Por isso, o Procon Goiás orienta o consumidor a ter o máximo de cautela antes de efetuar a compra de produtos ou serviços nesses sites de compras coletivas. Dicas simples como se atentar para as condições da compra e o prazo de validade dos cupons podem evitar muitos transtornos e aborrecimentos.
Além da má prestação de serviços que podem gerar inúmeras reclamações junto aos Procons, o fato do consumidor ser humilhado ou sofrer algum dano moral, pelo fato de ser portador de um cupom de desconto, ou receber tratamento deficiente, poderá também, caso o consumidor sentir que houve o dano, pleitear ação indenizatória junto ao Poder Judiciário. “Essas ações com valores de até 40 salários mínimos, poderão ser protocoladas junto aos Juizados Especiais Cíveis, e se o valor for de até 20 salários mínimos, não há necessidade de contratação de um advogado”, reforça Gleidson Tomaz, gerente do PROCON Goiás.
Cuidado ao enviar dados pessoais pela internet
A segurança no envio dos dados pessoais e do pagamento deve ter uma atenção especial. O gerente do Procon dá outra dica importante: “Normalmente o consumidor ao clicar em pagamento, é direcionado a outra página, verifique se o endereço inicia com https:// e se possui um cadeado no canto inferior direito da tela, pois esses itens são indicativos de segurança no envio dos dados”.
Verifique os dados da loja
Outros cuidados também devem ser observados, como o endereço físico e telefone fixo da loja virtual, bem como CNPJ, se são um número válido e ativo. Gleidson ressalta que esses dados são necessários para abertura de uma reclamação, pois além de notificar a empresa que vende o produto ou serviço, o site responde também solidariamente pelo dano causado ao consumidor.
Uma dica que o gerente traz aos compradores é conversar com amigos e parentes que já utilizaram o serviço, pois isso, ajuda na hora de decidir ou não pela compra. Entrar em contato com a empresa anunciante pra saber se a oferta é válida, bem como ter noção do valor real do produto ou serviço, pra saber se realmente está com o desconto anunciado, são importantes para não ser enganado.
Consumidor deve prestar atenção no regulamento da promoção
O regulamento da promoção deve ser lido atentamente, e se ainda assim, restar alguma dúvida, entre em contato com a empresa. “Só confirme o pagamento, após todas as dúvidas serem sanadas”. Cada etapa da compra, desde o anúncio da oferta, até a efetivação da compra, devem ser impressos. Caso haja a necessidade de reclamação futura, ou mesmo valores indevidos no cartão de crédito, esses documentos servirão como prova.
Toda compra feita fora do estabelecimento comercial, dá ao consumidor o direito de arrependimento de até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.
Pelo potencial de crescimento do comércio em sites de compras coletivas, o Procon Goiás já vislumbra que o serviço pode vir a ocupar o ranking das reclamações no órgão, nesse sentido, no Site do Procon Goiás, existe um canal para tirar as principais dúvidas sobre compras coletivas na Internet, para acessar esse canal clique aqui. Veja a pesquisa comportamental completa realizada pelo Procon Goiás sobre compras coletivas na Internet.
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