O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (20/09), o Blog da Saúde (www.blog.saude.gov.br), ferramenta que fornecerá conteúdos específicos para outras mídias como notícias, apresentações, fotos, infográficos, áudios, vídeos, peças publicitárias e conferências via web.
O objetivo do Ministério é mobilizar a sociedade brasileira e a blogosfera para campanhas de utilidade pública, ações de promoção da saúde e temas relevantes como doação de sangue, medula, órgãos, enfrentamento ao crack e outras drogas, prevenção contra AIDS e dengue.
O objetivo do Ministério é mobilizar a sociedade brasileira e a blogosfera para campanhas de utilidade pública, ações de promoção da saúde e temas relevantes como doação de sangue, medula, órgãos, enfrentamento ao crack e outras drogas, prevenção contra AIDS e dengue.
De acordo com a área de Redes Sociais do Ministério, cerca de 560 blogueiros brasileiros, atualmente, já colaboram, de forma espontânea, com mobilizações na internet. O Ministério da Saúde quer agora ampliar essas parcerias, fornecendo conteúdos específicos para blogs e outras mídias.
“Com o lançamento do Blog da Saúde vamos estreitar essa conexão permanente entre o ambiente virtual e a gestão pública”, prevê o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O responsável pela pasta foi o primeiro ministro a conceder coletiva online para blogueiros, em maio deste ano. A intenção, agora, é aumentar a freqüência das Twitcams. “É preciso que estas discussões também migrem do online para as ruas, que sejam debatidas entre famílias, vizinhos e colegas. Só assim, conseguiremos beneficiar o máximo de pessoas”, explica Padilha.
COBERTURA
O Blog da Saúde será dividido por temas, e o destaque é a área “Você e o SUS”, que será dedicada exclusivamente a conteúdos enviados pela população. “A participação da blogosfera e da sociedade é fundamental para que possamos, cada vez mais, qualificar o SUS, ressaltando boas práticas e encaminhando problemas para resolução”, destaca o coordenador de Redes Sociais do Ministério da Saúde, Fernando Ramos.
A editoria contará ainda com participação do Comunica SUS, rede que abrange cerca de 1,3 mil assessores de comunicação das secretarias estaduais e municipais, prefeituras e órgãos vinculados ao Ministério para divulgação de suas ações. Neste ambiente, será feita troca de experiências e sugestões.
ATUAÇÃO NAS REDES
O Ministério da Saúde já mantém forte atuação nas Redes Sociais. Além da produção de diversos conteúdos no Twitter, o Ministério possui perfis oficiais no Orkut, Facebook, Flickr, YouTube, Slideshare, Soundcloud e Formspring. Neste último, mais de 14,5 mil questionamentos foram respondidos. O perfil minsaude no Formspring é hoje um dos maiores bancos de respostas sobre Saúde na América Latina.
Fonte: ASCOM/MS
0 Comentários