A ordem de serviço que darão início às obras do Veículo Leve sobre Pneus – VLP, que ligará as regiões administrativas do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto foi assinada na última quinta-feira (25/08) pelo governado do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Leia também:
Obras do VLP Gama/Santa Maria estão a todo vapor
A obra deve custar R$ 530 milhões aos cofres públicos e deve ser entregue à população em junho de 2013, um mês antes da realização da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014.
Leia também:
Obras do VLP Gama/Santa Maria estão a todo vapor
A obra deve custar R$ 530 milhões aos cofres públicos e deve ser entregue à população em junho de 2013, um mês antes da realização da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014.
A construção do VLP deve gerar mais de 6 mil empregos por ano e quando estiver funcionando vai reduzir o tempo de viagem do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto de uma hora e meia para quarenta minutos. Os veículos de transporte coletivo com capacidade de transportar até 160 passageiros cada um, vão trafegar em um corredor exclusivo e a expectativa é de que mais de 600 mil pessoas do Distrito Federal e Entorno Sul sejam beneficiadas.
“É um transporte seguro, confortável e rápido, que no horário de pico vai levar 20 mil passageiros por hora”, destacou o governador. “Estamos aqui não só fazendo o anúncio, mas começando de fato essa obra, que faz parte das intervenções para revolucionarmos o sistema de transporte no DF. Vamos fazer do transporte público o grande meio de locomoção no Distrito Federal. É um começo e ainda faremos muito por esse setor”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.
Estão previstas linhas de ônibus expressas (sem interrupções) e linhas com estações de embarque e desembarque, integradas ao Metrô-DF na Estação Terminal Asa Sul. O projeto compreende, além do corredor exclusivo, um centro de controle operacional, 15 estações, 15 passarelas e dois terminais.
Para o vice-governador Tadeu Filippelli, o VLP “representa a materialização da vontade do governo Agnelo de dar dignidade ao uso do transporte público no Distrito Federal. Com isso, o sistema passa a ser mais decente, seguro e ágil”. Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor.
O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF. Veja abaixo os mapas das linhas do VLP no Gama e Santa Maria:
O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF. Veja abaixo os mapas das linhas do VLP no Gama e Santa Maria:
Linhas VLP - Gama DF. |
Linhas de alimentação do VLP dentro do Gama - DF. |
12 Comentários
sim boa maeria mais gostaria de ver os mapas omde vão passar os vlps nas cidades do gama e santa maria dentro das cidades se vcs tem o tajeto deles n nas cidades
ResponderExcluiré vamos esperar pra ver se vai realmente atender a população do Gama que é esquecida. interessante também é informar por onde vai passar dentro da cidade...
ResponderExcluirgostaria que fosse mostrado em mapa como ficaria o trajeto saindo de santa maria.
ResponderExcluirOlha para sobradinho não se ver nada, o transito no horário de pico um absurdo, sobradinho é esquecido em tudo, cade nossos corruptos políticos pelo menos para dar uma atençãozinha.
ResponderExcluirOlha para sobradinho não se ver nada, o transito no horário de pico um absurdo, sobradinho é esquecido em tudo, cade nossos corruptos políticos pelo menos para dar uma atençãozinha.
ResponderExcluirseria melhor se fosse sobre trilhos iria ficar melhor e tam bem tem que ter mais paradas se nao,nao vai lucra.
ResponderExcluirobrigado pela a atencão
grato:khallid
agorra vai ser bom por que vai ser sobre pineus eu agradesso o garverno que planejo isso um abraço.
ResponderExcluirno setor de condominios na saida Gama; como os moradores dos condominios na saida do Gama irão entrar e sair? sem retorno e só um viaduto, fica totalmente um projeto sem inteligencia do governo. A população terá que se mobilizar para obrigar o governo a fazer uma marginal de ligação dos condominios.
ResponderExcluirDuas coisas importantes!
ResponderExcluirPrimeiro ratificando o comentário do Wilson aonde não se fala no transporte do lado norte de Brasília (sobradinho, planaltina etc...).
Segundo que os países mais desenvolvidos usam VLT (energia elétrica) limpa e barata....aqui vai continuar usando uma energia suja (oléo disel) e cara!
Seria o Lobby do petroléo ou dos donos de empresas de ônibus?
Finalmente o governo ta entendendo que Brasília não é so as asas, mas sil tudo isso que chamamos de DF, um grande cidade com bairros distantes.
ResponderExcluirGostaria de ver é o mapa de trajetos de onibus integrados dentro de santa maria df
ResponderExcluirE o VLP da Zona Leste de São Paulo: um viaduto que vai até a casa do chapéu para um trenzinho merreca "expresso" de 7 vagões que leva 16 pessoas sentadas (com 4 vagas reservadas para deficientes e idosos) à surpreendente velocidade de 50 km/h: custo inicial 3 bilhões e 500 milhões. É o maior lixo após a grande cagada do fura-fila, onde tiveram o dom de fazer 5 km de viaduto para andar uma linha de ônibus a 50 km/h: custo 1 bilhão e 500 milhões e 10 anos para ficar pronto, ligando nada a lugar algum. Isso é que é modernidade.
ResponderExcluir