A mobilização mundial do Dia sem Carro que ocorre nesta quarta-feira, vai contar com a participação de cidades brasileiras como o Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e Niterói. Seria muito bom se Brasília também aderisse ao evento, já que o trânsito na capital do Brasil está cada vez mais congestionado. A ideia é reduzir as emissões de poluentes causadores dos gases de efeito estufa utilizando meios de transporte público como o metrô, os ônibus, trens, as barcas ou os veículos alternativos, como as bicicletas.
O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir as emissões de gás carbônico. O movimento já conquistou adesão de diversas cidades em vários países.
No Rio, para dar exemplo aos cariocas, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos e o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues Neto e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins, vão ao trabalho de bicicleta amanhã. Os três vão sair de Botafogo, na zona sul, até a sede da Secretaria do Ambiente, na zona portuária da cidade, percorrendo cerca de 8 quilômetros.
“Este é um dia para cada um pensar o que pode ser feito para reduzir essa poluição e também que o estado pense em políticas públicas que possam reduzir essa forma de transportar tão poluente em todo o Rio de Janeiro”, afirmou Marilene
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários