Verifique o Pagerank do seu Site ou Blog


Na Internet existem trilhões de páginas tratando dos mais variados assuntos, para tentar colocar ordem nesse caos, o Google Search classifica os sites de acordo com a sua importância e principalmente sua relevância para o usuário que realiza uma busca. Em 1998, os fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin desenvolveram o PageRank que é o mecanismo utilizado pelo Google para determinar a importância de um site ou de uma página da Internet. Segundo o Wikipédia, o PageRank consiste numa família de algoritmos para dar pesos numéricos a documentos com hyperlink (ou páginas da web) indexadas por um motor de busca, classificando-as de acordo com a sua relevância.

O PageRank varia numa escala de 0 a 10, quanto mais relevante, útil e importante é um site ou blog aos olhos do Google, maior será sua pontuação nessa escala e conseqüentemente ele será mais bem posicionado nas buscas, ou seja, é uma das diversas variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece primeiro nos resultados de busca. Para atribuir o PageRank de uma página na Internet, o Google avalia principalmente o número de links que apontam para aquela página e atribui um “voto” a cada link recebido, “votos” recebidos de páginas de maior PageRank valem mais do que páginas com PageRank igual a 0 por exemplo, dessa forma, busca-se aprimorar cada vez mais o mecanismo de pesquisa na Internet, visando mostrar os resultados mais relevantes para o usuário.
Para aumentar ou melhorar o PageRank de seu site ou blog, é importante trocar muitos links, porém deve-se prestar muita atenção nos links que apontam para o seu site e vice-e-versa, prefira parceria com sites ou blogs com PageRank maior ou igual a 2 e que tenham um conteúdo similar ao seu, por exemplo, se seu site é dedicado a esportes é incoerente firmar parceria por meio de troca de links com um site ou blog que se dedica a assuntos de novelas ou então que se dedica a downloads de músicas piratas (caso este site de downloads seja punido pelo Google, poderá respingar no seu site ou blog também, acarretando em perda do seu PageRank ou até em casos extremos punições mais severas), portanto, o link tem muito mais relevância se o assunto da página que for linkar for relacionado ao assunto de seu site ou blog.
O MestreSEO deu um exemplo bem interessante da troca de links para aumentar ou melhorar o PageRank: “A idéia segue esta linha: Você é jogador de futebol e deseja saber se realmente joga bem, vários de seus amigos (pernas-de-pau) dizem que você é um craque, essa opinião não importa muito, uma vez que eles não tem autoridade para falar de futebol, inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você. No entanto, se o Pelé falar que você joga bem, então o seu futebol realmente tem relevância, associe o fato de “falar de você” com os links que seu site ou blog recebe. Se páginas de maior importância (maior PageRank) e com conteúdo similar ao seu tem links para seu site, maior será as chances de seu site subir no PageRank. E o fato de vários sites de menor relevância ou que não tem nada haver com o assunto do seu site ou blog apontarem para o seu (apontar é ter um link para o seu site) não o ajuda tanto.”
O Google atualiza o PageRank mais ou menos a cada 4 meses, a última atualização foi no dia 31 de dezembro de 2009 e para a nossa surpresa o Blog Redecol Brasil recebeu PageRank igual a 2, parece pouco, mas para nós é sinal que o trabalho que estamos realizando está no caminho certo. Para saber o PageRank do seu Site ou Blog digite a url do mesmo no formulário abaixo e descubra:

Verificar PageRank de qualquer página da web  instantâneamente;

  
Esta ferramenta gratuita é fornecida por MestreSEO e adaptada por Redecol Brasil.

1 Comentários