Cristalina e mais oito cidades do Entorno receberão uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA que terá capacidade de prestar imediata assistência médica nos casos de urgências e emergências de menor gravidade, ou seja, são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares e são dotadas de sala de reanimação, consultórios, salas de diagnóstico e observação clínica.
O Ministério da Saúde já investiu mais de R$ 188 milhões na construção imediata de 123 Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo território nacional. Até o final de 2010 estão previstas mais 377 unidades, totalizando 500 novas Unidades de Pronto Atendimento em todo país. Em Goiás serão 26 Unidades de Pronto Atendimento até o final de 2010, localizadas em 21 municípios, inclusive Cristalina.
Segundo a secretária da Saúde de Goiás, Irani Ribeiro de Moura, em entrevista ao noticiário GoiásAgora, as UPAs vai possibilitar o avanço do processo de descentralização do atendimento dos casos de urgência no Estado, enfatiza que o Ministério da Saúde aprovou na íntegra o projeto feito pela Secretaria da Saúde de construção das 21 unidades, e ainda autorizou a estruturação de mais cinco UPAs.
Das 26 Unidades de pronto Atendimento que serão instaladas em Goiás, 9 ficam em cidades do Entorno de Brasília (Cristalina, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Formosa, Luziânia, Cidade Ocidental, Santo Antonio do Descoberto, Águas Lindas e Valparaíso de Goiás), o que deve amenizar um pouco as precárias condições da saúde pública da região, que obriga as pessoas a se deslocarem para hospitais públicos do Distrito Federal para conseguirem atendimento médico para casos que muitas vezes não são graves e poderiam ser tratados na sua cidade.As 26 Unidades de Pronto Atendimento - UPA serão instaladas nas seguintes cidades goianas:
- CRISTALINA,
- Luziânia,
- Valparaíso,
- Cidade Ocidental,
- Novo Gama,
- Santo Antonio do Descoberto,
- Águas Lindas,
- Formosa,
- Planaltina de Goiás,
- Goiânia,
- Aparecida de Goiânia,
- Porangatu,
- Ceres,
- Anápolis,
- Cidade de Goiás,
- Iporá,
- Rio Verde,
- Caldas Novas,
- Itumbiara,
- Pirenópolis,
- Senador Canedo.
0 Comentários