Como escrever e-mail corretamente

Escrever corretamente um e-mail pode acelerar seu crescimento profissionalO e-mail é sem dúvida um dos recursos mais importantes e utilizados na Internet, se tornou tão popular que é impossível imaginar a grande rede sem pensar na rápida e eficiente comunicação oferecida pelo e-mail.

Pela sua importância, torna-se primordial sabermos escrever corretamente nossas mensagens eletrônicas para evitar garfes, confusões e aborrecimentos. Na Nova Zelândia, uma funcionária de uma empresa, foi demitida porque enviava e-mails aos seus colegas de trabalho repletos de palavras em letras maiúsculas, em negrito e com letras vermelhas. Na Internet é uma falta de educação mandar e-mails com letras MAIÚSCULAS, isso equivale-se a gritar.


É claro que não gostamos que ninguém grite conosco, mesmo que seja pela Internet, por isso, escrever em maiúsculo um texto todo é muito deselegante e deve ser evitado.
Regrinhas básicas para escrever e enviar e-mail:

  • 1. Não escreva o texto do e-mail em letras maiúsculas;
  • 2. Escreva de forma clara e objetiva;
  • 3. Evite a utilização de gírias nos seus e-mails, principalmente ser forem assunto de trabalho;
  • 4. Revise seu texto antes de enviar para eliminar os erros ortográficos;
  • 5. Não escreva e-mails muito longos, isso cansa o destinatário que provavelmente nem lerá todo o conteúdo, o ideal é no máximo 25 linhas;
  • 6. Não envie propaganda não solicitada, isso é spam;
  • 7. Para mandar um e-mail para mais de uma pessoa, utilize o campo CCO (Com cópia oculta), ou seja, não mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário, somente de quem enviou;
  • 8. Não reenvie aqueles e-mails que trazem mensagens dizendo que se não forem enviadas para 5, 6, 7... pessoas você irá morrer, não terá sorte no amor ou algo do gênero, esses eu considero uns dos mais desagradáveis, no Orkut então, já é praga, apago todos!!
  • 9. Não utilizar no campo assunto palavras do tipo "Oi", "Olá" ou "Tudo bem?", "Lembra de Mim", seja mais uma vez claro e objetivo;
  • 10. Não reenvie newsletter ou notícias qualquer sem o consentimento do destinatário, ainda mais se for um e-mail de um grupo de discussão. 
Essas são só algumas dicas que o site REDECOL BRASIL preparou para você, uma vez que, saber escrever corretamente, não só mensagens eletrônicas, mas qualquer tipo de texto, é de suma importância no cenário em que vivemos, onde exige-se cada vez mais profissionalismo e qualificação das pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho.

Saber escrever corretamente um e-mail, não é mais um diferencial é uma necessidade, diria mais, é uma obrigação para a boa convivência entre as pessoas na Internet e minha caixa de e-mails agradece. 

11 Comentários

  1. gostei muito do blog, as explicações estão bem
    claras a respeito de como enviar um e-mail corretamente,gostaria de saber mais sobre e-mail
    inclusive gostaria que me esclarecesse uma duvida
    de como escrever: ¨venho comunicar, ou estou comunicando, qual é o correto para se escrever no
    inicio do assunto de um e-mail, e gostaria de saber como finalizo um e-mail, aguardo resposta.
    meu e-mail é gina_ls@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e também pelo comentário, estamos elaborando outro post com dicas de redação de e-mails, quando estiver concluida enviaremos em primeira mão para você.

    Forte abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, mas gostaria que tivesse um exemplo ilustrativo do certo e errado.
    merces.brandao@oi.com.br

    ResponderExcluir
  4. ganhe $1 dolar por clique
    cadastre nese linque

    http://www.richptc.com/index.php?ref=beto000

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, gostaria de um modelo de e-mail, pedindo para que os sócios da empresa onde trabalho, nos envie um novo cadastro.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Gostei deveras do site, achei muito instrutivo e de grande ajuda na área de trabalho em que atuo.
    Gostari de tirar uma dúvida: qual seria o jeito mais conveniente e formal de iniciar um e-mail que aborda uma reclamação?
    Meu e-mail é doisbrito_jae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito,e gostaria de receber pelo meu e-mail um exemplo:
    como devo escrever um e-mail sobre a falta de etiquetas no setor
    e sobre algum tipo de reclamação.
    Meu e-mail é rosimeirecastelan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito,e gostaria de receber pelo meu e-mail um exemplo:
    como devo escrever um e-mail sobre a falta de etiquetas no setor
    e sobre algum tipo de reclamação.
    Meu e-mail é rosimeirecastelan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana o post e as informações. Estou escrevendo um texto sobre o assunto para o Blog SuperVendedores e achei muito interessantes os pontos apresentados. PARABÉNS pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde,
    Gostaria de saber como devo elaborar um e-mail, curto e objetivo. Trabalho como atendente de SAC, e temos que elaborar resposta para enviar aos clientes, mas nem sempre da para ser objetiva.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,
    Muito interessante estas informações. Gostaria de receber orientação para elaborar um e-mail objetivo para marcar visita a uma empresa. Trabalho no ramo de transportes.
    Meu e-mail: jayr_120510@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir