O autor do blog, Você nunca ouviu nada Igual, Watson Zucco Weber, elaborou uma lista dos quinze erros que comprometem a qualidade e reputação de uma emissora de rádio.
A maioria dos empresários e proprietários de emissoras de rádios aqui do Brasil e principalmente da nossa cidade, cometem grande parte dos itens citados na lista abaixo:
- Botar qualquer um no ar para falar, ver-se ou melhor ouve-se claramente que a pessoa que está na locução não está devidamente preparada para tal situação, comete erros de português, erra nomes de músicas, tem dificuldade quando precisa ler alguma coisa no ar, etc..;
- Tocar todos os tipos de música em todos os horários, fica uma coisa enjoativa, você liga o rádio de manhã ouve por exemplo MPB, liga a tarde MPB, à noite MPB, (não tenho nada contra MPB, é só exemplo), isso cansa o ouvinte, no decorrer da programação deve ser tocado vários estilos musicais, mesmo uma rádio seguimentada num determinado estilo pode variar, por exemplo, uma rádio que toca só sertanejo, pode dividir sua grade de tal forma que, seja executada em determinados horários, músicas raízes, românticas, sertanejo universitário, flash backs e assim por diante;
- Pagar locutores por comissão de vendas, e não por salário, ninguém gosta de não saber quanto irá receber no fim do mês, pagar um salário fixo, juntamente com uma comissão é muito melhor, isso ajuda a motivar e reconhecer o trabalho do profissional.;
- Achar que só tocar música dá audiência, um grande erro que a maioria das rádios cometem, se o ouvinte quiser ouvir somente músicas ele pode simplesmente ouvir sua coleção favorita no seu MP3 Player ou no celular, rádio é informação, entretenimento, cultura, diversão e não só música;
- Entrevistar determinados políticos para receber regalias mais tarde, infelizmente isso é bastante comum aqui no Brasil, muitos políticos usam o rádio como meio de engabelar e angariar votos;
- Falar bem da sua cidade quando a prefeitura é anunciante, acontece muito também, tem rádios que tiram programas jornalísticos e demitem profissionais sérios para fazer lobby com prefeitos e vereadores;
- Falar mal da sua cidade quando a prefeitura não anuncia, além disso, geralmente acontece quando alguém da rádio, proprietário, diretor ou locutor tem pretensões políticas;
- Copiar a concorrência, ao invés de fazer melhor, muitas emissoras copiam até as vinhetas de rádios de sucesso, já ouvi rádio popular com layout de rádio jovem;
- Transmitir futebol em FM nos mesmos moldes da AM, um exemplo que não gosto é jogos transmitidos pela CBN/Globo do Rio de Janeiro, aquele “eco” do som incomoda bastante;
- “Prostituir” o espaço comercial, tem rádio que toca cinco minutos de música e vinte de propagandas;
- Utilizar equipamentos ultrapassados, muitas rádios operam com equipamentos desatualizados tecnologicamente, o mundo muda e muda com velocidade, quem não se modernizar, ficará para trás, pois, as pessoas exigem cada vez mais qualidade, principalmente no que diz respeito ao profissionalismo e equipamentos de uma rádio;
- Esquecer da Internet, é sabido que a Internet é acessada por 60 milhões de brasileiros, isso sem contar o resto do mundo, muitos rádios desprezam esse nicho de mercado, algumas se quer tem página com seu áudio na Internet e outras que tem não primam pela qualidade do mesmo;
- Priorizar o faturamento, depois a qualidade, outro erro, no começo pode até dar certo, porém, o ouvinte não é bobo e rapidamente deixará de ouvir sua emissora;
- Contratar locutor que não gosta do que faz, muitas pessoas trabalham só por conta do salário, não gostando do que fazem, isso certamente reflete na sua atuação e o ouvinte percebe;
- Fazer todo dia a mesma coisa, conheço rádios que tem a mesma programação e as mesmas vinhetas há anos, até mesmo os comerciais são gravações antigas, isso acontece, principalmente pelo comodismo do proprietário da emissora que, estando ganhando dinheiro, não está nem aí para o que o ouvinte está pensando, bobos são os anunciantes deste tipo de rádio, que certamente não terão o retorno que esperam..
Leia também:
- Exemplo de frases a serem usadas em um programa de rádio
- Atitude, adjetivo essencial a um profissional do rádio
- Como o radialista pode ler textos corretamente e de forma natural
- 35 dias para apresentar notícias no rádio
- 55 dicas para ser um locutor de sucesso
- Dicas para narrar um jogo de futebol pelo rádio
- Dicas para transmitir futebol pelo rádio
- Coisas que uma rádio não deve fazer
- Os 100 melhores slogans para rádio
- Quanto vale o trabalho do radialista
- Vinhetas de rádio, como não fazer!
- 15 coisas que arruínam uma rádio
- Marketing em rádio vale a pena?
- Como seria a vida sem o rádio
- O que é o rádio?
- Como ser um locutor/radialista?
- Rádio não é só música
- Por que as rádios ecléticas fazem sucesso?
- Será que compensar migrar rádio de AM para FM?
- Saiba quanto custa migrar de AM para FM
- As melhores rádios sertanejas do Brasil
Fonte: Você nunca ouviu nada Igual com adaptações Redecol Brasil.
Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via Feed
3 Comentários
Gostei dos comentários em cada um dos itens que descrevi. Excelente complementação!
ResponderExcluirAbraço,
Watson.
Valeu Watson, obrigado pela visita. Volte sempre.
ResponderExcluirgostei isso é fato
ResponderExcluir