A Concessionária Via 040,
responsável pela BR-040, iniciou no mês de dezembro a implantação do
Plano de Fluidez para o Entorno do Distrito Federal. O projeto, construído em
conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o apoio das prefeituras
de Valparaíso de Goiás e Luziânia, tem dois objetivos principais: melhorar o
tempo de viagem na região e promover maior segurança para motoristas,
passageiros e pedestres.
As mudanças, que incluem
adequações e melhorias em paradas de ônibus, partirão de uma nova configuração
das pistas e do fluxo de veículos em 32 quilômetros da rodovia, que abrangem o
Distrito Federal, Valparaíso de Goiás e Luziânia.
Fechamento de retornos irregulares e outras ações
No dia 08 de dezembro começam
as primeiras intervenções. Neste primeiro momento será fechado o retorno
localizado no Km 3,25 da rodovia, em frente ao Shopping Sul, em Valparaíso de
Goiás. “Foram 131 acidentes próximos a este ponto só em 2013. O projeto de
fluidez é fundamental, pois vai promover mais segurança para todos, motoristas,
moradores e pedestres. O trecho que vai do Km 0, no Distrito Federal, até
Luziânia concentra 17% dos acidentes de todo o percurso entre Brasília e Juiz
de Fora”, ressalta o Inspetor Frazão, da Polícia Rodoviária Federal do Distrito
Federal.
Mapa mostra a localização do retorno que será fechado, próximo ao Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás. Divulgação: Via 040. |
No total, a Via 040 promoverá
a adequação de 10 retornos no trecho. Os retornos inadequados serão fechados
com malas de concreto e o processo será gradual, informado por faixas no local
e se iniciará pelos pontos mais críticos, localizados em Valparaíso de Goiás.
Próximas ações
O Plano de Fluidez para o
Entorno do DF está baseado de quatro eixos: revitalização, modernização e
construção de paradas de ônibus; nova formatação de retornos, o que inclui
tanto adequações quanto fechamento de passagens que representem risco aos usuários
e que gerem retenções; instalação de nova sinalização e eliminação de entradas
e saídas irregulares nas margens da rodovia; e criação da terceira faixa em
cerca de 30 quilômetros do segmento (hoje, grande parte deste trecho conta com
duas faixas em cada pista).
O gerente de operações da Via
040, André Araújo, explica que foi feita uma série de estudos de tráfego e
engenharia, incluindo simulações, para se chegar ao desenho final do Plano de
Fluidez. Segundo ele, as ações planejadas surtirão efeito no curto prazo.
“Estudamos, ao longo de oito meses, toda essa região, que tem particularidades
como tráfego intenso e pontos de alta densidade populacional. Nossa intenção é
fazer com que tanto o usuário da BR-040 em viagem de longa distância quanto os
moradores das cidades cortadas pela rodovia sintam os benefícios”, afirma
Araújo.
O Plano de Fluidez será
implantado gradualmente, com previsão de conclusão de todas as etapas no
primeiro trimestre de 2015. As melhorias serão amplamente divulgadas na
imprensa e por meio de faixas nos retornos e nas entradas e saídas dos bairros.
Fonte: Concessionária Via 040
0 Comentários